25.5 C
João Pessoa
InícioManchetePrefeitura de João Pessoa antecipa pagamento do piso da Enfermagem para este...

Prefeitura de João Pessoa antecipa pagamento do piso da Enfermagem para este sábado

A Prefeitura de João Pessoa anunciou a antecipação do pagamento do piso nacional da enfermagem para este sábado (2). A determinação partiu do prefeito Cícero Lucena e do seu vice Leo Bezerra, reforçando o respeito da gestão municipal pela categoria. Os valores são retroativos, referentes aos meses de maio, junho, julho e agosto.

São aproximadamente 3.500 profissionais – entre enfermeiros, técnicos e auxiliares-, que irão receber valores referentes ao novo piso (R$ 4.750 para enfermeiros; 70% desse valor para técnicos de enfermagem; e 50% para auxiliares), segundo planilha do Ministério da Saúde (MS).

“A vontade de demonstrar nosso reconhecimento pelo valor dessa categoria é tão grande que, apesar de anunciar o pagamento do piso nacional da Enfermagem para segunda-feira, vamos antecipar ainda mais. Por determinação do prefeito Cícero Lucena e do vice Leo Bezerra, neste sábado todos os profissionais da enfermagem estarão recebendo os quatro meses retroativos ao pagamento do piso. Isso se chama compromisso. Aqueles que dedicam suas vidas a salvar vidas merecem todo nosso carinho e respeito”, destacou a secretária municipal de Saúde, Janine Lucena.

Na manhã desta sexta-feira (1º), representantes da categoria se reuniram com o prefeito Cícero Lucena no auditório do Centro de Formação de Educadores, em Mangabeira. “O que estamos fazendo aqui é um processo de transparência dos procedimentos e das nossas práticas, chamando os representantes de toda a categoria. É um benefício para a categoria, dentro daquilo que a lei estabelece, bem como o corte sobre o item ‘outros’, que girou em torno de 30%. A Prefeitura irá continuar pagando o mesmo valor, sem descontar a diferença que foi cortada”, explicou o prefeito.

Uma parte dos profissionais não vai receber os valores fixados na planilha, elaborada pelo Ministério da Saúde, porque já tem remuneração acima do piso nacional. Esse levantamento foi feito através do cruzamento de informações oferecidas pela Prefeitura de João Pessoa e outros órgãos com os quais os profissionais têm vínculos de trabalho.

Por se tratar de Lei Orçamentária, a Prefeitura de João Pessoa precisou encaminhar proposta para a Câmara Municipal, que votou e aprovou na manhã desta sexta-feira (1º).

“A Prefeitura de João Pessoa demonstrou hoje um grande respeito com essa categoria tão importante para a saúde da população, elevando o compromisso com os profissionais que, a partir de agora, vão poder validar a correção das distorções que vinham acontecendo com o repasse dos valores do piso da enfermagem”, destacou Milca Rêgo, presidente do Sindicato dos Enfermeiros no Estado da Paraíba (Sindep).

Canal de atendimento – A Prefeitura também abriu, a partir desta sexta-feira, um canal de atendimento para auxiliar os profissionais em relação a dúvidas e demais informações referentes ao pagamento.

Basta acessar o aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. Outra forma é presencial, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, no bairro da Torre. Nesse caso, é preciso fazer o agendamento no aplicativo para atendimento na próxima segunda (04), terça (05) e quarta-feira (06).

Thaysa Videres
Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas