26.5 C
João Pessoa
InícioDestaquePMJP abre inscrições para castração de gatos; mutirão será neste sábado

PMJP abre inscrições para castração de gatos; mutirão será neste sábado

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), abriu inscrições para tutores interessados em castrar gatos machos, durante o mutirão de castração que será promovido no próximo sábado (26). As cirurgias serão feitas pelas equipes da Clínica do Pet, que fica na Avenida Marechal Almeida Barreto, nº 520 – Centro, por trás do Mercado Central. No mutirão, serão realizadas 100 cirurgias e os tutores devem se inscrever pelo telefone: (83) 98168-5898.

O mutirão vai priorizar cirurgias em gatos machos. Os procedimentos duram em média 20 minutos e são feitos por médicos veterinários e auxiliares veterinários da Clínica do Pet. As inscrições serão feitas até a quinta-feira (24) e, na sexta-feira (25), os tutores inscritos serão informados sobre o procedimento pelas equipes da Diretoria de Bem-Estar Animal da Semam.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que o mutirão de castração é uma ação de saúde pública e bem-estar animal. “A Clínica do Pet é um equipamento inovador, um modelo que se destaca em relação a outros equipamentos do Nordeste. Isso sem falar que é uma reivindicação antiga dos protetores de animais de João Pessoa. Essa é uma ação que fortalece o que já fazemos, tanto na Clínica do Pet, quanto no Castramóvel”, afirmou.

Regras para castração – Os tutores precisam morar em João Pessoa e será feito o procedimento em um animal por tutor. Os gatos machos precisam ter no mínimo 9 meses e devem estar vacinados e saudáveis. Os tutores devem levar o animal na caixa de transporte adequada e levar também o colar elizabetano, para que os gatos saiam da cirurgia protegidos. Os tutores devem ter tempo disponível para aguardar a cirurgia, pois no sábado serão feitos 100 procedimentos. Não será possível deixar o animal na clínica sem acompanhamento do tutor.

“Estamos contribuindo para reduzir a superpopulação de animais em situação de rua e a castração também evita os riscos das zoonoses, que são as doenças que passam dos bichos para as pessoas”, destacou Ítalo Oliveira, coordenador da Diretoria de Bem-Estar Animal da Semam.

Thaysa Videres
Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas