25.5 C
João Pessoa
InícioParaí­baUSFs de João Pessoa incentivam participação do homem durante gestação do bebê

USFs de João Pessoa incentivam participação do homem durante gestação do bebê

A participação do pai durante o período de gestação de um bebê pode ser fundamental não só para a mãe, mas para toda a família, principalmente para a criança vai nascer. Em João Pessoa, as Unidades de Saúde da Família (USFS) oferecem o ‘pré-natal do pai’, incentivando a presença do homem ao lado da mulher no acompanhamento gestacional.

Na USF Tito Silva, o trabalho realizado pela enfermeira Fabíola Moreira dentro desta política de saúde tem mostrado resultados positivos ganhando a adesão dos novos papais usuários do serviço. “Tentamos incluir o homem desde o momento do planejamento familiar, mas é muito difícil eles irem até a unidade. Quando se trata do pré-natal, a frequência é maior, principalmente se estão aguardando o primeiro filho”, afirmou Fabíola Moreira.

O pré-natal do pai começa com a realização de exames de sangue completos para averiguar possíveis doenças crônicas como diabetes ou doença falciforme, como também o controle do colesterol. O Fator Rh do futuro pai também é analisado e comparado com a mãe para checar se pode haver algum risco para o feto. Além de todos esses exames, o IMC, peso e a pressão arterial são verificados e ainda são realizados testes rápidos para detecção de hepatites virais, ISTs, HIV e sífilis, que podem ser transmitidas para a mãe e acarretar consequências graves para o feto.

As orientações em saúde no pré-natal masculino também abordam outros cuidados, como é o caso da indicação de uma alimentação adequada, prática de atividades físicas e aplicação de vacinas, caso necessário. Nesta fase, também é indicado ao homem o acompanhamento e a participação de todo o processo da gestação, como forma de estreitar os laços de afeto e contribuir para uma melhor qualidade de vida de toda a família.

“Também entregamos um plano de parto para o casal. Então, os homens também participam do parto e são os acompanhantes das mulheres não só na maternidade, mas em todo o processo”, destacou a enfermeira.

Colorindo a Vida – Como parte do processo de pré-natal, a USF Tito Silva desenvolve o projeto de arte gestacional intitulado ‘Colorindo a Vida’, com o apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que utiliza a pintura corporal nas barrigas das gestantes representando o bebê e outros elementos ligados à gestação.

“Os homens também participam, pintando e estando junto de suas companheiras. É muito importante a participação do homem na rede de apoio a essa mulher para os cuidados com ela e o bebê”, ressaltou a enfermeira Fabíola Moreira.

Mês de Valorização da Paternidade – Em alusão ao Dia dos Pais, em agosto é celebrado, na rede de saúde, o Mês de Valorização da Paternidade, que tem como objetivo promover o engajamento nas ações do planejamento reprodutivo, no acompanhamento do pré-natal, nos momentos do parto de sua parceira e nos cuidados no desenvolvimento da criança, com a possibilidade real de melhoria na qualidade de vida para todas as pessoas envolvidas e vínculos afetivos saudáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas