25.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baSemhab abre inscrições para cursos profissionalizantes para moradores de residenciais

Semhab abre inscrições para cursos profissionalizantes para moradores de residenciais

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Habitação Social (Semhab), iniciou, nesta segunda-feira (24), as inscrições para os cursos de eletricista e auxiliar administrativo no Residencial Vista Alegre, no bairro Colinas do Sul, e para o curso de pedreiro no Residencial Vista do Verde, no Bairro das Indústrias. As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira (28), de forma presencial. Uma equipe da Semhab está instalada nos salões de festa de cada residencial para atender os moradores, nos turnos da tarde e noite, aproveitando o período em que as pessoas estão em casa.

Cada curso está oferecendo 32 vagas. A secretária de Habitação da Capital, Socorro Gadelha, explicou que a Semhab fez uma parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai) para oferecer os cursos de forma gratuita para os moradores dos residenciais construídos pela prefeitura. “Os cursos foram escolhidos conforme orientação do Senai, levando em consideração pesquisas que mostraram as áreas mais procuradas pelo mercado de trabalho: pedreiro, eletricista e auxiliar administrativo”, afirmou.

Socorro Gadelha explicou que as aulas vão ser realizadas próximo do residencial. No Vista Alegre, as aulas serão ministradas na Escola Municipal Lúcia Braga. Já no Vista do Verde, serão na Escola Anayde Beiriz. “Mais uma vez, a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa é nossa parceira, nos cedendo um espaço para as aulas teóricas e práticas, atividades que os alunos vão fazer dentro da escola”, disse, adiantando que a intenção “é construir uma casa pequena como treinamento, colocando em prática o que eles vão estudar na teoria”, comentou.

A secretária acrescentou que, no final dos cursos, os alunos vão ser encaminhados ao mercado de trabalho, o que vai ser feito pelo próprio Senai e também através do Sine-JP, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest). “O prefeito Cícero Lucena sempre tem dito que é preciso oferecer mais que uma moradia, mas principalmente oportunidade de ter uma qualidade de vida melhor e isso passa pela geração de emprego e renda. E é isso que nós estamos oferecendo a essas pessoas, uma qualificação profissional, o que vai ser muito importante para eles na disputa por uma vaga no mercado de trabalho”, destacou.

Certificado – Os cursos vão ser ministrados por professores do Senai e terão a duração de 20h, em aulas que vão acontecer de segunda a sexta-feira. Ao final, os alunos receberão um certificado do Senai. A coordenadora Técnica e Social da Semhab, Karla Souza, afirmou que os cursos são gratuitos, não tem taxa de inscrição e os interessados em participar devem apresentar os documentos pessoais (CPF, RG e comprovante de residência).

“Depois da conclusão do curso, os alunos ainda vão receber informações sobre empreendedorismo e como entrar no mercado de trabalho, através de parceria com a Sedest. E já estamos organizando os próximos. Para o outro semestre, vão ser oferecidos os cursos de padeiro, costureira industrial e costureira de lingerie e moda praia, que são áreas do mercado de trabalho onde a abertura de vagas de emprego tem ocorrido com frequência”, observou Karla Souza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas