26.6 C
João Pessoa
InícioDestaqueJoão Azevêdo sanciona LDO com previsão de 0,8% do orçamento para emendas...

João Azevêdo sanciona LDO com previsão de 0,8% do orçamento para emendas impositivas

O Diário Oficial desta sexta-feira, (14)   publicou a sanção do governador do  Estado João Azevêdo da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2024 (LDO). O projeto prevê o direcionamento de 0,8% do orçamento para emendas impositivas dos deputados. Isso representa um aumento, já que anteriormente a previsão era de 0,7%.

“A lei orçamentária anual conterá dotação consignada à reserva de contingência em valor equivalente a até 1,0% da receita corrente líquida, para atender ao disposto no inciso III do art. 5º da Lei Complementar Federal nº 101, de 04 de maio de 2000, e de 0,8 da mesma receita (RCL) consignada à Reserva para cobertura de Emendas Parlamentares no Código 9999.9998.0287, para atender às emendas individuais impositivas dos parlamentares ao projeto de lei orçamentária anual, quando de sua tramitação no Poder Legislativo, sendo que metade deste percentual será destinada obrigatoriamente a ações e serviços públicos em saúde”.

A apresentação dessas emendas, no entanto, devem obedecer algumas regras. Uma delas é a de que as emendas não podem gerar aumento de despesas sem a estimativa de seu valor e sem indicação da fonte de recursos.

Algumas normas também tratam da questão dos impedimentos para o repasse, como por exemplo, a não indicação precisa do beneficiário, no caso de emendas destinadas a transferências voluntárias, pelo autor da emenda.

A LDO foi aprovada na Assembleia Legislativa da Paraíba em junho, às vésperas do recesso parlamentar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas