29.8 C
João Pessoa
InícioParaí­baAções do Governo do Estado são destaque no lançamento da Campanha dos...

Ações do Governo do Estado são destaque no lançamento da Campanha dos 33 anos do ECA

As ações do Governo do Estado que visam garantir os direitos das crianças e do adolescentes foram destacadas nesta quinta-feira (13), durante a solenidade de lançamento da Campanha dos 33 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), realizada na sede do Ministério Público da Paraíba (MPPB). Na ocasião, o presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), Flavio Moreira, citou as escolas de tempo integral, programas de segurança alimentar e nutricional, entre outras ações. Também foram ressaltados programas como Família Acolhedora e Paraíba que Acolhe.

A campanha é uma promoção dos atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente da Paraíba, articulados em rede, que esse ano tem como slogan: “Criança e Adolescente: Prioridade Absoluta tem que ser Prioridade!”. A rede é composta por representações do Governo do Estado, da Rede Margaridas Pró-crianças e Adolescentes da Paraíba (Remar-PB), do Tribunal de Justiça (TJPB), do Ministério Público (MPPB), e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PB), entre outras instituições do poder público e da sociedade civil.

Durante a solenidade de lançamento da campanha, o presidente da Fundac, Flavio Moreira, lembrou que o ECA, lei 8.069 de 13 de julho de 1990, foi um marco na luta pelos direitos da criança e do adolescente. “Toda criança tem direito a ser criança, essa é uma frase que ouvimos muito. Ao longo desses 33 anos, muitas conquistas já foram obtidas e ainda temos muito a avançar”, observou.

 

“Nós, enquanto Governo do Estado, responsáveis por boa parte das políticas públicas, vamos continuar contribuindo para que a Constituição se cumpra, e que essa população tenha acesso à educação de qualidade (escolas em tempo integral), saúde, assistência e proteção. O investimento do governo em escolas técnicas, programas de segurança alimentar e nutricional focados inclusive na primeira infância, dentre tantos outros, demonstra o compromisso da gestão para com nossos pequenos”, acrescentou.

Flavio Moreira lembrou ainda que a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente busca, diariamente, garantir aos adolescentes em cumprimento de medidas judiciais em meio fechado o que está descrito no ECA, executando ações que vão desde a cidadania (documentos), saúde (física e mental), educação, esporte, cultura e lazer, ao convívio familiar dos socioeducandos.

A secretária do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, ressaltou que o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Humano (Sedh), executa ainda ações de fundamental importância na garantia dos direitos da criança e do adolescente como o Paraíba que Acolhe (programa que prevê ações de proteção social e concessão de auxílio financeiro no valor de R$ 534,32 mensais para crianças e adolescentes de família de baixa renda que ficaram órfãos devido à morte de pais ou responsáveis legais em decorrência da Covid-19); Família Acolhedora (acolhimento provisório de crianças e adolescentes que foram afastadas de suas famílias por medida de proteção, em famílias acolhedoras previamente credenciada e habilitadas); Creas Regionais (Centros de Referência Especializados da Assistência Social atendem, acompanham e orientam crianças e adolescentes que sofreram violações de direitos ou que estão em situação de ameaça); SIPIA – Conselho Tutelar (Sistema de Informação para a Infância e Adolescente que organiza sistematiza o trabalho desenvolvido pelos conselheiros tutelares, órgão importante para a defesa dos direitos das crianças e adolescentes; Disque 123 (Canal de Denúncias de violações de direitos. Recebe e encaminha para a rede de proteção).

“Todos os gestores do Poder Executivo estão focados em cumprir a determinação do governador João Azevêdo em atuar de maneira cada vez mais eficiente para que as nossas crianças e adolescentes possam ter os seus direitos assegurados de forma plena”, finalizou Flavio Moreira.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas