26.1 C
João Pessoa
InícioDestaquePrefeitura de João Pessoa reforça chamamento e alerta para última semana de...

Prefeitura de João Pessoa reforça chamamento e alerta para última semana de imunização contra Influenza

A Prefeitura de João Pessoa reforça o chamamento para a reta final da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, que teve início no dia 10 de abril e foi prorrogada até o dia 30 de junho, em toda rede municipal de saúde. Ao todo, desde o início da Campanha, já foram vacinadas 233.127 mil pessoas que fazem parte do grupo prioritário, o que corresponde a 81,30% de cobertura vacinal.

A vacinação contra a influenza permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

“Temos feito um chamamento contínuo sobre a importância da vacinação, principalmente das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e durante esse período de inverno, onde as temperaturas estão mais baixas e favorecem a disseminação de vírus causadores de doenças respiratórias como a gripe, resfriados e a própria covid-19”, alertou Fernando Virgolino, chefe da seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.

A influenza e a vacina – A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. Os sintomas podem ser confundidos com os da covid-19, a qual também existe vacinas para prevenção, ambas disponibilizadas em toda rede municipal de saúde.

A vacina usada na campanha é composta por três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Para adultos, o esquema é de dose única anual. Crianças abaixo dos 9 anos de idade, se estiverem fazendo a imunização para a gripe pela primeira vez, fazem duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas.

O Ministério da Saúde (MS) recomenda que as vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas simultaneamente com o imunizante que previne contra Influenza ou qualquer outro do calendário vacinal em qualquer intervalo na faixa etária de seis meses de idade ou mais.

A síndrome gripal (SG) se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três por cinco dias após o desaparecimento da febre.

Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização. Em situações onde ocorre agravamento dos casos, estes podem evoluir para a síndrome respiratória aguda grave (Srag) ou mesmo óbito.

Locais de vacinação em João Pessoa e horários dos serviços:

De segunda a sexta-feira:

– Centro Municipal de Imunização (CMI): – 8h às 16h
– Policlínicas Municipais – 8h às 16h
(Policlínica de Mangabeira funciona das 7h às 11h e das 12h às 16h30)
– Mangabeira Shopping – 13h às 22h
Todos os públicos – acesso exclusivamente pelo drive-thru
– Unidades de Saúde da Família (USF): – 7h às 11h e das 12h às 16h

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas