26.6 C
João Pessoa
InícioDestaqueFestival e Feira de Cordel têm programação neste final de semana em...

Festival e Feira de Cordel têm programação neste final de semana em Tambaú

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), e em parceria com a Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB), realizam o Festival e Feira de Cordel a partir desta sexta-feira (9) até o domingo (11), na Feirinha de Artesanato, em Tambaú. A programação, que envolve as culturas populares, começa às 17h e inclui declamações de poetas, além de duas apresentações do Grupo Eita.

“Foi muito acertada essa decisão de construir uma parceria com a Associação de Cordel do Vale do Paraíba para realizarmos esse I Festival e Feira de Cordel na Feirinha de Tambaú. Conseguimos mobilizar um conjunto grande de cordelistas. Junto com eles vêm repentistas e o pessoal do forró que acabamos valorizando também. É super importante criarmos uma dinâmica para a literatura de cordel na cidade”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Este é o terceiro final de semana consecutivo em que a ação acontece e, segundo ele, tem sido marcada por noites muito bonitas no final de semana, na praia. Tudo isso faz parte de um conjunto de atividades da Prefeitura com um projeto de São João que envolve o Festival de Quadrilhas Juninas de João Pessoa, o Festival de Quadrilhas Juninas Estadual, a Feira de Cordel e os shows na Lagoa do Parque Solon de Lucena. “É um projeto grande que eu e o prefeito Cícero Lucena lançamos no sentido de valorizar as nossas culturas populares”, acrescentou.

Programação – Nesta sexta-feira, fazem declamações os poetas Arnaldo Leite, Cíntia Moreira, Robson Jampa, Claudete Gomes, Merlânio Maia, Sheilla Virgínia, Fábio Mozart e Stela Mares Mariano, e ainda Bento Júnior.
Já neste sábado, as declamações ficam por conta dos poetas Claudete Gomes, Merlânio Maia, Roberto e Luiz Felipe, Thiago Alves, Bodão Ferreira e Robson Jampa. Em seguida, a partir das 19h30, quem comanda a noite é o Grupo Eita, com o show regional.

Arnaldo Leite, Claudete Gomes, Merlânio Maia, Roberto e Luiz Felipe, Bodão Ferreira e Robson Jampa comandas as declamações deste domingo. Para fechar a programação, o Grupo Eita volta a se apresentar às 19h30.
Festival e feira – A ação compõe o projeto maior do São João Multicultural que compreende o Pré-Junino, o Festival de Quadrilhas Juninas de João Pessoa, o Festival de Quadrilhas Juninas da Paraíba, além dos shows que acontecem durante os festivais de quadrilhas e os que serão realizados no Parque Solon de Lucena.

A programação da Feira de Cordel segue nos finais de semana durante o mês de junho com uma série de shows musicais, cantorias de viola, declamação de poesia, saraus, contação de histórias, lançamentos de livros e folhetos, exibição de vídeos e exposição de xilogravuras, tendo como inspiração a cultura popular paraibana.

A Academia de Cordel do Vale do Paraíba conta com mais de 80 poetas associados e cerca de 30 colaboradores não-sócios, e vai promover um rodízio permanente de escritores-declamadores, cantadores e outros artistas do mundo do cordel.

Durante os finais de semana, a ACVP disponibiliza banquetas de madeira para que os associados possam comercializar suas publicações. Há ainda um palco com sonorização para pequenas apresentações musicais e folclóricas.

Thaysa Videres
Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas