30.6 C
João Pessoa
InícioDestaqueEstado e Prefeitura de João Pessoa anunciam prorrogação da Campanha de vacinação...

Estado e Prefeitura de João Pessoa anunciam prorrogação da Campanha de vacinação contra a gripe

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) prorrogou a campanha de vacinação contra a Influenza. O prazo para tomar a dose vai até o dia 30 de junho. A oferta do imunizante para a população será de acordo com a disponibilidade de doses em cada município.

Com o objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, a SES segue a orientação do Ministério da Saúde e orienta os municípios que o registro das doses deve permanecer no sistema de campanha. O secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, reforça que esse registro deve ser diário para que se possa ter noção da cobertura vacinal de todo o estado.

Ainda de acordo com Jhony Bezerra, até esta quarta-feira (31), a Paraíba já tem 1.125.348 doses aplicadas. Ele pontua que o total aplicado nos Grupos Prioritários (crianças, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e professores) foi de 803.859 doses, resultando em 71,20% na cobertura de campanha.

“É importante que todos que ainda não tomaram a vacina compareçam ao posto de saúde, levem seus familiares, principalmente as crianças. Temos 32 óbitos por síndromes respiratórias, sendo 15 em crianças. As vacinas são veículos importantes de proteção e há muitos anos vêm salvando vidas”, observa.

Em nota informativa, a SES reforça que a avaliação final para o repasse do incentivo financeiro aos municípios que atingirem meta de 90% na Campanha de Influenza 2023 também será prorrogado para o dia 30 de junho. Para receber, é necessário atingir, obrigatoriamente, 90% de cobertura vacinal no grupo prioritário de crianças de 6 meses a menores de 6 anos. A divulgação dos municípios contemplados ocorre no dia 3 de julho de 2023, com repasse no referido mês.

NA CAPITAL

A Prefeitura de João Pessoa também prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza com objetivo garantir e dar continuidade a assistência preventiva, de acordo com a disponibilidade de doses do imunizante no município e, considerando a baixa procura entre alguns grupos prioritários, a exemplo da cobertura de puérperas com 21,09% de pessoas vacinadas e crianças, com 41,60%. A vacina está disponível a toda população, a partir dos seis meses de idade, até o dia 30 de junho.

A campanha teve início no dia 10 de abril, com o objetivo de garantir a assistência preventiva e de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza, na população-alvo para a vacinação.  Nesse período, a Capital paraibana já aplicou 168.076 doses da vacina que protege contra a gripe, o que representa 57,98% do grupo prioritários, se colocando em 1º lugar no ranking entre as capitais do Nordeste de cobertura vacinal da população e a 3ª no Brasil.

“Ainda temos muitas doses disponíveis em nossas câmaras, portanto, seguiremos a oferta do imunizante e garantindo a prevenção em todos os serviços da Rede Municipal enquanto houver vacina, portanto convidamos e alertamos a toda população, principalmente as pessoas que fazem parte do grupo prioritário, que não deixem de se vacinar. A vacina protege e salva vidas”, alertou Raquel Moraes, diretora de Vigilância em Saúde de João Pessoa.

A oferta da vacina segue a toda a população a partir dos seis meses de idade e está disponível nas Unidades de Saúde da Família (USF), Policlínicas Municipais, Centro Municipal de Imunização (CMI) e o ponto fixo instalado no Mangabeira Shopping, que funciona até as 22h, para quem não pode ir a um serviço de saúde no período da manhã.

Para ampliar a assistência, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) expandiu exclusivamente até esta quarta-feira (31), último dia da campanha, o horário da Policlínica de Mandacaru, que vá funcionar até as 21h, e incluiu um ponto móvel para vacinação também no Manaíra Shopping, que vai funcionar no período das 13h às 22h.

A vacina contra Influenza não tem eficácia contra o coronavírus, portanto é importante que as pessoas estejam com o documento de vacinação atualizado e com as doses recomendadas dos dois imunizantes (Influenza e Covid-19), que estão com campanhas ativas para garantir a proteção da população.

O Ministério da Saúde (MS) recomenda que as vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas simultaneamente com o imunizante que previne contra Influenza ou qualquer outro do calendário vacinal em qualquer intervalo na faixa etária de seis meses de idade ou mais.

Embora as pessoas de todas as idades sejam suscetíveis ao vírus Influenza, alguns grupos são mais vulneráveis a desenvolver complicações em decorrência da doença. Nesse sentido, destacam-se as gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, crianças com menos de cinco anos e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais, especialmente cardiorrespiratórias, obesidade, diabetes, imunossupressão, dentre outros. Portanto, todos os esforços deverão ser continuados para vacinar esses grupos prioritários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas