29.1 C
João Pessoa
InícioMancheteMutirão de exames citológicos segue neste sábado e na próxima terça-feira nas...

Mutirão de exames citológicos segue neste sábado e na próxima terça-feira nas USFs de João Pessoa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa está realizando mutirões de exames citológicos para mulheres com idade de 25 até 64 anos. Neste sábado (22), a ação acontece em 26 Unidades de Saúde da Família (USFs), distribuídas nos cinco Distritos Sanitários da Capital, das 8h às 16h.

Para a diretora de Atenção à Saúde do Município, Alline Grisi, ações voltadas à saúde da mulher são importantes para promover e incentivar o autocuidado da população feminina. “Nosso objetivo é prevenir a saúde das usuárias da Rede Municipal, em especial contra as doenças do colo de útero”, afirmou.

Os exames serão realizados por demanda espontânea, ou seja, a usuária não precisa agendar. Para participar dos mutirões, as mulheres podem se dirigir à USF mais próxima de sua residência e serão atendidas pelas equipes de saúde da família. É importante apresentar um documento oficial de identificação com foto e o cartão SUS.

A ação teve início na última quinta-feira (20) e seguirá na próxima terça-feira (25) em todas as Unidades de Saúde da Família de João Pessoa. O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 12h às 16h.

Citológico – O exame citológico é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Esse rastreamento deve ser oferecido às mulheres que estejam na faixa etária entre 25 e 64 anos e que já tenha iniciado a vida sexual.

Confira a lista das 26 unidades abertas para o mutirão neste sábado (22):

Distrito Sanitário 1:
Nova Conquista
Cruz das Armas 1
Integrada Funcionários
Cruz das Armas 2
Bairro dos Novais

Distrito Sanitário 2:
Mudança de Vida
Integrada Geisel
Unindo Vidas
Qualidade de Vida
Grotão

Distrito Sanitário 3:
Ipiranga
Rosa de Fátima
Verdes Mares
Mangabeira Integrada
Integrada José Américo

Distrito Sanitário 4:
Alto do Céu Integrada
Viver Bem
Matinha 1
Matinha 2 e Paulo Afonso
Roger Integrado
Ilha do Bispo

Distrito Sanitário 5:
Altiplano
Bessa
Bancários
São José
Santa Clara

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas