26.6 C
João Pessoa
InícioParaí­baParaíba sedia a quarta oficina para construção do 9º Simpósio Brasileiro de...

Paraíba sedia a quarta oficina para construção do 9º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária

Representantes da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e de várias instituições integrantes da Comissão Organizadora e da Comissão Científica do 9º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa) se reuniram, nas manhãs e tardes de quinta-feira (13) e sexta-feira (14), em Oficina de Trabalho destinada a dar continuidade às definições técnicas e à construção da programação científica do evento. O 9º Simbravisa é presidido pela professora da UFPB, Jória Viana Guerreiro, e será realizado no período de 20 a 24 de novembro, em João Pessoa/PB, tendo como tema “Vigilância Sanitária: direito à saúde e fortalecimento do SUS”.

Realizada no Auditório da Escola de Saúde Pública da Paraíba, a 4ª Oficina de Trabalho para construção do 9º Simbravisa destinou-se, especialmente, à definição dos patrocinadores e respectivos aportes financeiros e não financeiros para viabilização do 9º Simbravisa; ao estabelecimento da data do lançamento do site para fixar os prazos (inscrição de trabalhos, proposição de atividades pré-simpósio, entre outros), à finalização da programação científica, através de Mesas Redondas, Painéis, Conferências e Rodas de Conversa, e à definição das próximas tarefas preparatórias do evento.

Centro de Convenções – Responsável pela coordenação das ações do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária no território paraibano, a Agevisa/PB participa ativamente da organização do 9º Simbravisa. Conforme Geraldo Moreira de Menezes (diretor-geral da instituição reguladora), o evento conta com o apoio do Governo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/PB), será sediado no Centro de Convenções de João Pessoa, localizado na Zona Sul da Capital da Paraíba, e reunirá autoridades, profissionais e estudiosos das áreas de saúde, de interesse da saúde e da Vigilância Sanitária de todo o País.

O objetivo do encontro, segundo os organizadores, é incentivar profissionais da Vigilância Sanitária e das áreas científicas afins a sistematizarem conhecimentos para serem expostos à apreciação de colegas de todo o País, oportunizando, além de aprendizagem, troca de experiências em amplitude nacional. Pretende-se também, por meio de Oficinas, “aproximar o GTVisa de instituições e grupos que possuam interfaces com a finalidade de proteção da saúde, contribuindo para romper com o histórico isolamento da Vigilância Sanitária na saúde coletiva brasileira”.

Com data e tema devidamente confirmados, o 9º Simbravisa, segundo Thiago Barreto (secretário executivo da Abrasco), terá a pandemia da Covid-19 como tema transversal. No tocante aos eixos temáticos, os participantes terão a oportunidade de debater a “proteção da saúde como direito de todos e dever do Estado” e a “atuação da Vigilância Sanitária”. Outro eixo de destaque versará sobre “Políticas Públicas e gestão da Vigilância Sanitária”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas