30.6 C
João Pessoa
InícioDestaqueVacina contra a gripe é liberada para todos os públicos na Paraíba

Vacina contra a gripe é liberada para todos os públicos na Paraíba

A Campanha de Vacinação para a Influenza está ampliada para toda a população a partir dos 6 meses de vida. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) indica que o público-alvo que ainda não se vacinou procure uma das mil salas de vacina durante a ampliação. O objetivo da mobilização é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença. A campanha segue em todo o estado até o fim do estoque de vacinas contra a gripe.

A Paraíba tem atualmente a cobertura vacinal de 67,1% para influenza, número acima da média nacional que é de 54,9% e da média do Nordeste, 56,1%. De acordo com a secretária de Saúde do estado, Renata Nóbrega, a ampliação para toda a população é importante para evitar um aumento de síndromes gripais preveníveis com a vacina.

“Todos os paraibanos podem procurar a sala de vacina mais próxima, independente do público, basta estar acima dos 6 meses de vida. É essencial a adesão de todos elegíveis às campanhas de vacinação, para que possamos controlar ou mesmo erradicar doenças no estado e consequentemente no país”, ressalta a secretária.

  • João Pessoa

Além das quatro policlínicas municipais que funcionam das 7h às 17h, a Prefeitura de João Pessoa está atendendo à população, também, no Centro de Imunização Municipal, na Torre, das 8h às 16h, e nas Unidades de Saúde da Família (USFs), das 7h às 11h e das 12h às 16h.

Quem chegar para receber a vacina precisa apenas apresentar o cartão de vacinação ou documento com foto. Raquel Moraes, diretora da Vigilância em Saúde da Prefeitura de João Pessoa explica que é importante que as pessoas busquem um posto de saúde e atualizem o cartão de vacina, sejam com as doses de campanha, como com as doses do calendário de rotina.

Precauções – Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação, até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

Contraindicação – A vacina contra gripe utilizada nas campanhas do Programa Nacional de Imunização do Governo Federal deve ser evitada por quem tem alergia grave ao ovo de galinha e adiada a administração da dose para quem apresenta quadro febril agudo.

Locais para vacinação:
– Centro Municipal de Imunização (CMI) – Av. Rui Barbosa, Torre;
Horário: De 8h às 16h
– Unidades de Saúde da Família (USF);
Horário: De 7h às 11 e de 8 às 16h
– Policlínicas Municipais de Saúde;
Horário: De 8h às 16h

De segunda a sexta-feira, as pessoas poderão procurar a unidade de saúde da família (USF) mais próxima de casa para se imunizar e atualizar o cartão de vacinação. Horário de funcionamento de cada serviço.

Thaysa Videres
Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas