28.1 C
João Pessoa
Início Destaque Procon-JP realiza 86 pesquisas de preços nos seis primeiros meses de 2022

Procon-JP realiza 86 pesquisas de preços nos seis primeiros meses de 2022

O setor de pesquisas da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) já realizou 86 levantamentos de preços de produtos e serviços este ano, visitando centenas de estabelecimentos comerciais de João Pessoa, coletando e comparando valores para manter o consumidor informado e oferecendo opções de compra e de economia. O Procon-JP monitora preços de mercados como o de combustíveis (semanalmente) e de alimentos (quinzenalmente).

O segmento com o maior número de pesquisas foi o de combustíveis, com o Procon-JP visitando 24 vezes os postos da Capital nestes primeiros seis meses de 2022. De acordo com o secretário Rougger Guerra, as pesquisas de preços não indicam apenas onde o pessoense pode conseguir o produto mais barato, mas, também, ajudam a monitorar os preços de diversos mercados para evitar abusividades.

O secretário comenta que, “se tomarmos como exemplo o mercado de combustíveis, as pesquisas do Procon-JP dão subsídios ao setor de Fiscalização para inspecionar os estabelecimentos, principalmente quando do anúncio de reajuste por parte da Petrobras. Nossas inspeções aos postos tomam como base o levantamento de preço semanal dos combustíveis, que é comparativo, nos mostrando o comportamento do mercado para combater algum tipo de irregularidade nos preços”.

Os produtos – Em 2022 foram realizados levantamentos de preços para alimentos (itens da cesta básica), combustíveis, carne, hortifrutigranjeiros, gás de cozinha, material de limpeza, alimentos frios, material de construção, medicamentos, exames clínicos, testes para Covid-19, fraldas infantis, bebidas, medicamentos. ovos de páscoa, vinhos, pescados, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, flores, perfumes, milho in natura, fogos de artifícios e comidas típicas juninas.

Sazonais – Ainda segundo Rougger Guerra, o Procon-JP acompanha, além das pesquisas rotineiras, os preços dos produtos sazonais em diversas épocas como a de Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, dos Namorados, dos Pais, das Crianças e, ainda, das comidas típicas das festas juninas e natalinas. “Nosso objetivo é cobrir as necessidades do consumidor oferecendo a opção de onde comprar mais barato e, assim, contribuir para o equilíbrio do orçamento doméstico”.

Atendimentos do Procon-JP
Sede: Avenida Pedro I, 473, Tambiá
Telefone para orientação e dúvidas: 0800 083 2015
Whatsapp: 83 98665-0179

Instagram: @procon_jp

Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

“Não tenho razão nenhuma para votar em Pollyanna Dutra”, dispara Hervázio Bezerra

Na tarde desta segunda-feira (08), durante entrevista, o deputado estadual, Hervázio Bezerra (PSB), disse não ter razão nenhuma para votar em Pollyanna Dutra na...

Nesta segunda, João Pessoa inicia Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação

A Prefeitura de João Pessoa dá início, nesta segunda-feira (8), à Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação, seguindo o calendário nacional...

PMJP disponibiliza vacina contra Covid-19 para público a partir dos três anos nesta segunda

A Prefeitura de João Pessoa segue, nesta segunda-feira (8), disponibilizando as vacinas contra a Covid-19 nas suas Unidades de Saúde as Família (USFs), Policlínicas...

PautaPB transmite o debate da TV Arapuan com os candidatos ao Governo da Paraíba; assista

Nesta segunda-feira (08), acontecerá o debate entre todos os candidatos ao Governo da Paraíba no Sistema Arapuan. O debate acontecerá às 21h30 na TV...