28.1 C
João Pessoa
Início Manchete Segurança da Paraíba é destaque entre as experiências mais exitosas e efetivas...

Segurança da Paraíba é destaque entre as experiências mais exitosas e efetivas do país

Três organizações nacionais de pesquisa sobre a Segurança Pública, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública – FBSP, o Instituto Sou da Paz e o Instituto Jones dos Santos Neves – IJSN, selecionaram apenas seis iniciativas estaduais entre as 27 unidades federativas como exemplos de excelência na gestão das políticas públicas de Segurança, sendo apenas duas do Nordeste, entre elas, a Paraíba.

Nessa terça-feira (21), secretário da Segurança e Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, participou, da 1ª Oficina de Trabalho Sobre Gestão e Políticas Efetivas de Segurança Pública. O evento, cujo tema é “Uma luz no final do túnel: experiências federativas exitosas no campo da segurança pública no Brasil”, tem por objetivo reunir equipes governamentais formadas por gestores e policiais convidados de Estados que apresentaram programas e ações efetivas no sentido de diminuir, de forma persistente, o crime e a sensação de insegurança.

Na ocasião, o tenente-coronel Vinícius César de Moura Santana, assessor de Ações Estratégicas da Sesds/PB apresentou os resultados e as boas práticas de segurança pública da Paraíba nos últimos três anos, que têm refletido na melhoria da qualidade de vida dos paraibanos, com a demonstração dos indicadores criminais no estado.

A 1ª Oficina de Trabalho Sobre Gestão e Políticas Efetivas de Segurança Pública tem dois objetivos específicos principais em pauta: o compartilhamento de ações inovadoras e debate sobre os desafios comuns na gestão e governança da segurança pública e a construção de uma síntese sobre os elementos presentes nas políticas efetivas de segurança pública no Brasil e, em particular, empreendidas nas Unidades Federativas participantes da oficina, que compõem a “Carta de Vitória”, que foi assinada por todos as autoridades representantes.

Entre os pontos destacados na Carta de Vitória, comum a todos Estados, estão o sistema de governança executado na Paraíba sob a liderança do governador do Estado, o fortalecimento do controle de armas de fogo ilegais e a transversalidade da política pública com políticas de educação e outras ações de prevenção social da violência.

O evento foi prestigiado por reconhecidas autoridades no tema da Segurança Pública como Renato Sérgio de Lima, presidente do FBSP; Daniel Cerqueira, presidente do IJSN e pesquisador do IPEA; Caroline Ricardo, presidente do Instituto Sou da Paz; Ricardo Balestreri, ex-secretário nacional de Segurança Pública; e Arthur Trindade, ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, além dos secretários estaduais das unidades federativas representadas e do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

“Não tenho razão nenhuma para votar em Pollyanna Dutra”, dispara Hervázio Bezerra

Na tarde desta segunda-feira (08), durante entrevista, o deputado estadual, Hervázio Bezerra (PSB), disse não ter razão nenhuma para votar em Pollyanna Dutra na...

Nesta segunda, João Pessoa inicia Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação

A Prefeitura de João Pessoa dá início, nesta segunda-feira (8), à Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação, seguindo o calendário nacional...

PMJP disponibiliza vacina contra Covid-19 para público a partir dos três anos nesta segunda

A Prefeitura de João Pessoa segue, nesta segunda-feira (8), disponibilizando as vacinas contra a Covid-19 nas suas Unidades de Saúde as Família (USFs), Policlínicas...

PautaPB transmite o debate da TV Arapuan com os candidatos ao Governo da Paraíba; assista

Nesta segunda-feira (08), acontecerá o debate entre todos os candidatos ao Governo da Paraíba no Sistema Arapuan. O debate acontecerá às 21h30 na TV...