26.6 C
João Pessoa
InícioParaí­baDoenças causadas pelo fumo mataram 591 pessoas na Paraíba

Doenças causadas pelo fumo mataram 591 pessoas na Paraíba

Doenças associadas ao tabagismo mataram 591 pessoas na Paraíba no período de janeiro de 2021 a abril de 2022, segundo dados do Ministério da Saúde destacados pela diretora-técnica de Ciência e Tecnologia Médica e Correlatos da Agência Estadual de Vigilância Sanitária, Helena Teixeira de Lima Barbosa. Acompanhada do gerente-técnico de Inspeção e Avaliação de Produtos, Equipamentos e Tecnologias Médicas da Agevisa/PB, Emanuel Macedo, Helena proferiu palestra sobre os prejuízos do tabagismo à saúde humana e ao meio ambiente, na noite de terça-feira (31 de maio), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Violeta Formiga, localizada no bairro de Mandacaru, em João Pessoa/PB.

Durante todo o dia 31 de maio (Dia Mundial de Combate ao Tabagismo), Helena Teixeira e Emanuel Macedo representaram a Agevisa em mobilizações e eventos destinados a esclarecer a sociedade sobre os malefícios do hábito de fumar e de consumir outros produtos derivados do fumo. Os perigos do cigarro eletrônico estiveram entre os principais assuntos destacados.

O dia começou com uma mobilização realizada na entrada do Shopping Tambiá, no Centro de João Pessoa/PB, que teve como foco central o alerta à população sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

Promovido numa parceria que envolveu as Secretarias de Estado e Municipal da Saúde, a Agevisa/PB, a Sociedade Brasileira de Cardiologia/Regional Paraíba, a Liga Acadêmica de Cardiologia da Paraíba (Cardioliga/PB), a Liga Acadêmica de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca (LACC) e a Faculdade Nova Esperança (Famene), o evento incluiu exposição de banners com informações sobre os malefícios do tabagismo, aferição de pressão arterial com orientações de saúde às pessoas presentes, orientações sobre o tratamento do tabagismo oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), informações das Unidades de Saúde que ofertam o tratamento do tabagismo em João Pessoa e distribuição de material educativo/informativo sobre o tema Tabagismo.

Curso online – O Dia Mundial de Combate ao Tabagismo também foi marcado pela realização, no período da tarde, de curso online sobre o tema “Tabagismo; como proteger nossos jovens” promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/PB) e entidades parceiras (SPTP, AMPB e HULW/EBSERH). Destinado a médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, o curso correspondeu ao Módulo II da Capacitação em Saúde Respiratória na Atenção Primária.

Cigarro eletrônico – No período da noite, em palestra na Escola Municipal Violeta Formiga, em Mandacaru/JP, a diretora-técnica Helena Teixeira de Lima Barbosa, da Agevisa/PB, falou dos perigos dos cigarros eletrônicos à saúde humana. Tais produtos, segundo ela, foram introduzidos no comércio como alternativa ao uso dos cigarros convencionais, mas não há estudos que comprovem a eficiência desses dispositivos como auxiliares no processo de combate ao tabagismo, e muito menos sobre a segurança do uso dos mesmos.

Conforme acrescentou o gerente-técnico Emanuel Macedo, pesquisas apontam que esses dispositivos podem fazer muito mal à saúde, mesmo no caso das opções sem nicotina. “De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o vapor emitido pelos dispositivos eletrônicos para fumar pode causar ou aumentar as chances de infecções pulmonares (como enfisema pulmonar). Pode também causar dermatite, doenças cardiovasculares e até mesmo câncer”, enfatizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas