29.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueGovernador abre 1° Encontro das Juventudes e lança novas políticas públicas para...

Governador abre 1° Encontro das Juventudes e lança novas políticas públicas para o segmento

O governador João Azevêdo abriu, na manhã desta quinta-feira (16), no Centro de Convenções de João Pessoa, o 1° Encontro Estadual de Gestores e Lideranças de Juventude da Paraíba. Durante o evento, o chefe do Executivo estadual assinou um Termo de Cooperação do Plano Estadual de Juventude e Plano de Enfrentamento às Violências contra as Juventudes, o Decreto que institui o Prêmio de Juventude Neto Borges e lançou o Dia de Enfrentamento às Violências contra as Juventudes.

O 1° Encontro Estadual de Gestores e Lideranças de Juventude da Paraíba, que tem como tema “Juventudes organizadas, direitos garantidos”, é uma parceria da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), por meio da Secretaria Executiva da Juventude, com o Fórum de Gestores Municipais da Juventude (Forjuve).

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual assinou um Termo de Cooperação do Plano Estadual da Juventude e do Plano de Enfrentamento às Violências contra as Juventudes, numa parceria entre a Sejel e o Serviço Pastoral de Migrantes do Nordeste,  representante da Caritas da Alemanha.

Na oportunidade, João Azevêdo destacou as ações do Governo do Estado no fortalecimento das políticas públicas para os jovens. “O Governo do Estado, através da Secretaria da Juventude, tem implementado diversas ações, que vão desde programas como o Primeira Chance, Bolsa Esporte, Empreender Juventude. Ou seja, estamos implementando um conjunto de ações e, ao mesmo tempo, promovendo eventos como este, em que assinamos diversos compromissos, fortalecendo um segmento muito caro e muito importante”, afirmou.

Em seu discurso, João Azevêdo ressaltou, ainda, que as políticas públicas devem acompanhar a evolução dos jovens, adaptando-se aos anseios e às necessidades deles. “Nós, como gestores, temos de oferecer oportunidades aos nossos jovens. Oportunidades que devem vir de diversas formas”, acrescentou.

A secretária executiva da Juventude, Rafaela Camaraense, destacou o Encontro como um momento importante para o desenvolvimento de novas políticas públicas para as juventudes e aprimoramento das já existentes. “Neste Primeiro Encontro Estadual de Gestores e Lideranças de Juventude da Paraíba, vamos prestar contas das ações que temos adotado e anunciar as ações que estamos planejando para o próximo ano, ouvindo os jovens, já que nenhuma política implementada foi por imposição, mas sempre construída com a parte mais interessada, ouvindo o que os jovens desejam e têm necessidade, colocando-os como protagonistas das ações do Governo do Estado”, disse.

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, ressaltou a ampla abrangência das ações do Governo do Estado a favor dos jovens. “Quero lhe agradecer, governador, pela adoção de políticas como esta, que são voltadas para a juventude não só de João Pessoa, mas para mais de cem representações”, comentou, ressaltando as políticas públicas implantadas pela Prefeitura de João Pessoa para a juventude e as feitas em parceria com o Governo do Estado.

O deputado estadual Jutahy Menezes, que representou a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), falou das ações prioritárias para a juventude. “A população jovem precisa de mais espaço em todas as suas áreas, de políticas públicas capazes de impulsionar ainda mais a capacidade desse público”, discursou.

O presidente do Conselho Nacional de Juventude, Marcus Barão, afirmou que, ao realizar o 1° Encontro Estadual de Gestores e Lideranças de Juventude, a Paraíba promove a articulação dos principais agentes da política de juventude do Estado.  “Essa ação é fundamental, porque só através de um pacto social como esse a gente é capaz de enfrentar a complexidade, os desafios da população jovem, que é a maior da história do País”, enfatizou.

Ainda na linha de fortalecimento das políticas públicas para a juventude, o governador assinou um Termo de Adesão ao Projeto Co.Liga, que vai ofertar uma rede de cursos livres de economia criativa, numa parceria entre a Sejel, o Conselho Nacional de Juventude, a Fundação Roberto Marinho e a Organização dos Estados Ibero-americanos.

Por fim, João Azevêdo assinou o Decreto que cria o Prêmio de Juventude Neto Borges, que leva o nome do jovem assassinado em 2017 no município de Picuí aos 20 anos de idade, e o Dia de Enfrentamento às Violências contra as Juventudes.

“Essa homenagem não vai diminuir a dor que a senhora, evidentemente, tem no coração, mas ela demonstra o respeito do Governo pelo trabalho, pela luta que seu filho desenvolveu durante o tempo em que esteve conosco”, disse João Azevêdo à mãe de Neto Borges, Juberlândia de Araújo, que agradeceu ao governador a iniciativa.

O Prêmio Neto Borges será concedido a entidades e pessoas que desenvolvam ações inovadoras para fortalecer as políticas de juventude. Neto Borges tinha uma atuação marcante na luta pelas políticas públicas em prol da juventude.

Expectativa dos jovens – O 1° Encontro Estadual de Gestores e Lideranças de Juventude da Paraíba foi prestigiado por diversos segmentos da juventude, que apresentaram as medidas que devem ser adotadas para melhorar a qualidade e a ampliação de áreas como educação e inclusão social.

Bruna Flávia Rodrigues, de 22 anos, veio do município de Conde, no Litoral Sul do Estado, para representar as demandas da juventude do Povo Tabajara pela Articulação de Juventude Indígena Tabajara (Ajita) e pela Articulação Juventude Camponesa (AJC). “Esse evento é de suma importância, pois é daqui que vão sair as respostas das demandas da juventude. Eu vim com uma boa expectativa para trazer as demandas da juventude Indígena, para que ela seja escutada, para que a gente possa cada vez mais estar ocupando esses espaços”, disse.

Representante da Comunidade LGBTQIA+, também de Conde e da comunidade estudantil, Wevinlly da Cruz, de 18 anos, não tem dúvidas sobre a principal reivindicação que trouxe para o evento. “Queremos mais apoio emocional no ambiente escolar, pois todos sabem que as pessoas trans e LGBT são as que mais abandonam a escola, justamente por falta apoio emocional dentro de casa”, comentou.

O evento, que contou com a participação da cantora Madu Ayá, foi prestigiado pelo vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, pelos deputados estaduais Jutahy Menezes, que representou a Assembleia Legislativa da Paraíba, (ALPB), Chió e Anísio Maia, além de diversos gestores municipais e auxiliares do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de João Pessoa, a exemplo do secretário de Esporte Kaio Márcio.

Thaysa Videres
Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas