29.1 C
João Pessoa
InícioEntretenimentoFunjope lança cartilha durante Encontro Nacional de Forrozeiros nesta segunda-feira

Funjope lança cartilha durante Encontro Nacional de Forrozeiros nesta segunda-feira

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) lança, nesta segunda-feira (13), Dia Nacional do Forró, a ‘Cartilha do Forró’, durante o IV Encontro Nacional de Forrozeiros, organizado pelo Balaio Nordeste e Fórum de Forró de Raiz. A ‘Cartilha’ é resultado de uma pesquisa feita pelos escritores Sandrinho Dupan e Ivan Dias sobre a história desse ritmo genuinamente nordestino e que, no último dia 9, foi declarado, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como patrimônio imaterial brasileiro. O evento de lançamento será no Espaço Cultural José Lins do Rego, a partir das 8h30.

Em seu conteúdo, a publicação traz os principais ícones da música, curiosidades, partituras, memórias do forró. O projeto foi construído junto com o Fórum de Forró de Raiz com a intenção de levar um material educativo para as escolas.

“A ‘Cartilha do Forró’ é um instrumento pedagógico que nós queremos, em 2022, distribuir nas escolas, fazendo um trabalho educativo junto com a Secretaria de Educação (Sedec), para fazermos o tema do forró ganhar vida e força junto às crianças”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Para construir a ‘Cartilha’, foram feitas parcerias com os próprios autores, com o Fórum de Forró de Raiz e, principalmente, com a Sedec, que abraçou a ideia desde a origem e agora vai tornar público o material.“É com grande alegria que recebemos mais um instrumento de aprendizagem para a rede. Os nossos alunos poderão conhecer mais profundamente a história do forró”, declarou a secretária de Educação de João Pessoa, América Castro.

Ela destacou que muitos deles já dançam, mas, agora vão poder conhecer a história do forró, seus autores, cantores. “O forró está no nosso sangue, faz parte da cultura paraibana”, enfatizou. Ela parabenizou os idealizadores, a Funjope, na pessoa do diretor executivo Marcus Alves, e a própria Secretaria de Educação, através da Divisão de Programas Especiais, que acompanhou de perto todo o processo. “Graças a Deus, agora vamos trabalhar com essas cartilhas como projeto pedagógico dentro das nossas unidades de ensino”.

Durante o Encontro do Forró, serão entregues cerca de dois mil exemplares da publicação que já estão prontos. Na sequência, a Sedec vai fazer um trabalho educativo junto com professores e estudantes. Na ocasião, acontece ainda o III Fórum Nacional do Forró de Raiz. Os dois eventos seguem até 17 de dezembro, e acontecem no Espaço Cultural José Lins do Rego e na Usina Cultural Energisa, com entrada gratuita.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas