25.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueForrozeiros realizam encontro a partir desta segunda-feira

Forrozeiros realizam encontro a partir desta segunda-feira

Serão abertos nesta segunda-feira (13) o 4º Encontro Nacional de Forrozeiros e o 3º Fórum Nacional do Forró de Raiz, realizados pela ONG Balaio Nordeste, com apoio do Governo do Estado da Paraíba. A cerimônia, que ocorrerá na Sala de Concertos do Espaço Cultural, em João Pessoa, com início às 8h, coincide com a data de aniversário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Importante pelas discussões e apresentações culturais que estão na programação, os dois eventos marcam momento histórico para a cultura nordestina e nacional: nessa oportunidade será anunciado oficialmente o título de patrimônio imaterial brasileiro ao Forró, ato que culmina uma mobilização de uma década, que uniu entidades culturais, organismos públicos e forrozeiros de todo o país.

A entrega do título, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), assim como a abertura dos eventos, será transmitida ao vivo pela TV Câmara e TV Assembleia de João Pessoa, e também pelo canal do Balaio Nordeste no YouTube.

Na solenidade, o secretário de Estado da Cultura, Damião Ramos Cavalcanti, representará o governador João Azevêdo.

Programação – O Fórum e o Encontro de Forrozeiros ocorrerão até a sexta-feira (17), no Espaço Cultural e na Usina Energisa, e promoverão ações integradas onde se reunirão artistas, detentores das matrizes do Forró, dançarinos, produtores culturais, comunicadores, pesquisadores e gestores públicos, que tratarão sobre temas de interesse, além disso, serão realizadas mesas de discussão para criação de políticas públicas para salvaguarda, promoção e valorização do Forró tradicional.

Todas as atividades presenciais seguirão as normas de prevenção ao coronavírus (Covid-19) divulgadas pelos órgãos de saúde, sendo exigido na entrada o cartão de vacinação com as duas doses da vacina aplicadas.

Músicos de diversos locais farão uma homenagem a Genival Lacerda. Também serão entregues certificados a personalidades, e do Troféu do Encontro Nacional dos Forrozeiros, a próxima cidade sede do Encontro. Além das atrações locais, grupos e artistas de outros países promoverão um grande intercâmbio entre os amantes do forró.

Origem – Os eventos nasceram em João Pessoa, capital da Paraíba, com o intuito de proteger, preservar e fomentar o Forró e os seus elementos constituintes tradicionais: os ritmos, as danças, os instrumentos, a formação dos grupos musicais, bem como promover o intercâmbio da comunidade forrozeira e sua cadeia produtiva para debater as condições de produção, circulação e preservação dos ritmos, das danças e das festas que dão forma e sentido a essa expressão cultural identitária da cultura nordestina.

Serviço:
4º Encontro Nacional de Forrozeiros e 3º Fórum Nacional do Forró de Raiz
Data: 13 a 17 de dezembro de 2021
Local: Espaço Cultural José Lins do Rego – R. Abdias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho, João Pessoa – PB e na Usina Cultural Energisa – R. João Bernardo de Albuquerque, 243 – Tambiá, João Pessoa – PB

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas