29.2 C
João Pessoa
InícioManchete 2Caravana da Rede Cuidar chega a Guarabira, 11ª cidade da ação

Caravana da Rede Cuidar chega a Guarabira, 11ª cidade da ação

A Caravana da Rede Cuidar chega, nesta quinta-feira (2), na cidade Guarabira, a 11ª visitada pela ação. Na sexta-feira (3), segue para Mamanguape e no sábado (4), será em Itabaiana, onde acontecerá o encerramento. A Caravana, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), já passou por Monteiro, Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Picuí e Queimadas. Até agora, já foram 4.469 atendimentos.

A cidade de Queimadas, a 140 km de João Pessoa, estreou na Caravana, nesta quarta-feira (1º), na Escola Estadual Francisco Ernesto, para pacientes de 26 municípios da 3ª e 15ª Regiões de Saúde: Queimadas, Caturité, Boqueirão, Cabaceiras, Umbuzeiro, Natuba, Alcantil, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Gado Bravo, Santa Cecília, Aroeiras, Riacho de Santo Antônio, São Domingos do Cariri, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Areial, Areia, Arara, Algodão de Jandaíra, Esperança, Lagoa Seca, Matinhas, Montadas, São Sebastião de Lagoa de Roça e Remígio.

Andressa Francisco, de Caturité, tem 24 anos, está com cinco meses de gestação de trigêmeos. “Na primeira ultrassonografia viram que eram gêmeos. Na terceira, descobriram que tinha mais um. Eu e o meu marido ficamos assustados, porque a gente queria muito um filho, mas, logo três, de uma vez?”, brincou.

Ela contou que veio para a Caravana porque a gravidez é de alto risco e no pré-natal, ela foi encaminhada para a ação, onde assistiu palestra e passou por diversos atendimentos, no Hospital Regional de Queimadas.

A pequena Vitória Ângela, de 3 anos, mora em Ligeiro, no município de Queimadas. Ela tem paralisia cerebral e está com luxação no quadril. Foi atendida na ortopedia, da Caravana, que fez o encaminhamento da criança para fazer o tratamento no Hospital Arlinda Marques.

“Não tenho palavras para agradecer por esse momento onde minha filha foi muito bem atendida e será acompanhada por especialistas. Estou muito feliz e parabenizo a todos da equipe”, destacou a mãe, Luciana Gomes.

A ortopedia é a grande novidade da Caravana deste ano e o coordenador de Pediatria da Rede Cuidar, Cláudio Régis, avalia como um grande ponto positivo da ação em 2021.

“A Caravana começou a funcionar somente com triagem e, depois, busca ativa em cardiologia pediátrica. E a gente sempre entendeu que esse mesmo modelo se aplicaria a outras especialidades, a exemplo da ortopedia que tem uma demanda imensa no nosso estado. A Caravana deste ano nem terminou ainda, mas, já podemos afirmar, categoricamente, que trazer o serviço de ortopedia foi uma decisão mais do que acertada”, pontuou.

O secretário de Saúde de Queimadas, Josué Casimiro, esteve no local da Caravana e destacou que, com a pandemia, ficou uma grande demanda reprimida. “Outro detalhe que quero destacar é a parceria que há entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde e os municípios. Tudo isso com uma só intenção que é beneficiar a população”, declarou.

José Matheus Barbosa, de oito anos, da cidade de Esperança, é atendido pela Caravana desde que nasceu. Com 15 dias de nascido, fez cirurgia do coração e, desde lá, é acompanhado pela Caravana. Desta vez, foi para o ortopedista. Está com encurtamento na perna direita. O médico recomendou fisioterapia.

“Só tenho a agradecer por tudo que a Caravana tem feito pela saúde do meu filho, em todos esses anos, e também das outras crianças que, mesmo morando longe, são muito bem atendidas aqui com tudo que têm direito”, ressaltou a mãe, Ana Paula da Silva.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas