25.1 C
João Pessoa
InícioDestaquePortal da Transparência reformula a página ‘Dados Abertos’ para melhorar a qualidade...

Portal da Transparência reformula a página ‘Dados Abertos’ para melhorar a qualidade da informação

A Secretaria Executiva da Transparência Pública da Prefeitura de João Pessoa (Setramp), através do Portal da Transparência, realizou, no mês de novembro, a reformulação da página ‘Dados Abertos’. O objetivo foi deixar essa página mais intuitiva, simples e organizada. O processo passou por uma verificação e atualização dos dados abertos e, em seguida, a construção das novas páginas, resultando na melhoria da qualidade da informação.

Os dados abertos visam garantir e facilitar ao cidadão, à sociedade e às esferas públicas da federação, o acesso aos dados e informações produzidas ou custo dia pelos órgãos, como por exemplo, o dia a dia da cidade. Essa ferramenta foi desenvolvida com o intuito de promover a interlocução com o governo, permitindo assim, o acesso desde que para fins de estudos acadêmicos até mesmo para auditoria das informações.

De acordo com o assessor Técnico da Setramp, José Raimundo Fernandes, anteriormente, a página era única e continha uma tabela com todos os arquivos. “Com a reformulação, para facilitar a navegação do usuário, foi feita a categorização dos dados abertos e a página inicial passou a disponibilizar os ícones das categorias de dados abertos e, ao clicar nestes ícones, o usuário é direcionado para outra página contendo a listagem das informações disponíveis”, explicou.

Para que o cidadão possa entender melhor, agora, ao clicar em cada item da lista, o usuário encontra um arquivo em ‘formato CSV’, ou seja, em formato de planilhas, com as informações referentes ao respectivo item. Além disso, pode consultar um arquivo em formato PDF com o dicionário dos referidos dados e informações adicionais, como a fonte, a data da última atualização e a frequência de atualização dos dados.

Em outras palavras, Fernandes explicou que essa reformulação representa um avanço significativo em prol da transparência de dados abertos. “Antes, o usuário podia baixar o arquivo em formato SQL, que era muito engessado, uma vez que, o cidadão comum não conseguia acessar esses dados, pois eles estavam disponibilizados de forma mais técnica, com a necessidade de programas específicos, necessitando ser realizado por um programador ou técnico de informática. Agora, os dados estão disponibilizados em planilhas (formato CSV) e podem ser baixados por qualquer pessoa, dessa forma, podemos fomentar um maior controle social”, completou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas