25.1 C
João Pessoa
Início Destaque Dia D da Vacinação: centenas de crianças e adolescentes são imunizadas neste...

Dia D da Vacinação: centenas de crianças e adolescentes são imunizadas neste sábado

O município de João Pessoa registrou, na manhã deste sábado (16), uma movimentação significativa neste Dia “D” para atualização da caderneta de vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias). A campanha segue até o próximo dia 29, tendo como objetivo manter a imunização de crianças e adolescentes. Este Dia “D” na Capital contou com mais de 100 postos de vacinação, entre atendimentos nos residenciais construídos pela Prefeitura, policlínicas e Unidades de Saúde da Família (USFs).

As vacinas disponíveis nos postos da campanha são: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Para a moradora do Residencial Saturnino de Brito, Andreia Carla, que levou três crianças para receber as vacinas, a importância de manter a caderneta em dia se dá como forma de prevenção e preservação da saúde. “A vacina é muito importante para a saúde, para o bem e para a vida deles, pois quando eu era criança, não tínhamos essa mesma oportunidade que eles estão tendo hoje”, destacou.

Nas USFs e Policlínicas a adesão da população à campanha vacinal também foi positiva, sobretudo com relação à imunização das crianças. “Estamos bastante felizes com essa chance de levar nossos filhos para tomar as vacinas que estão atrasadas, porque prevenir é muito melhor que ter surpresas desagradáveis depois”, enfatizou a moradora do bairro de Manaíra, Luciana Dias, que compareceu ao posto da localidade.

A enfermeira Geralda Rodrigues, diretora da Policlínica Municipal de Mandacaru, reforçou a importância da ação deste sábado para o bem estar da população. “A demanda para atualização dos cartões de vacina está grande, pois destacamos a relevância de uma campanha desse nível e registramos uma imensa quantidade de crianças com a imunização atrasada e, é bom lembrar que essa campanha continua até o dia 29 e durante a semana também temos vacinas” frisou. A gestora da Policlínica lembrou ainda que, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, a unidade está de portas abertas e conta com essas vacinas para continuidade da atualização das cadernetas de imunização.

Cuidado – A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980. A campanha acontece em todo o território nacional.

Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected] / 83 99827-0372

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Ministro da Educação participa do lançamento do curso de Direito da Faculdade Cidade Viva em JP

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, vai participar do lançamento do curso de Direito da Faculdade Internacional Cidade Viva (FICV), nesta quinta-feira (2), no...

Ana Cláudia lamenta descaso com a educação e merenda nas escolas em Campina Grande

A Secretária de Estado do Desenvolvimento e Articulação Municipal (SEDAM), Ana Cláudia Vital, veio a público nesta quinta-feira (02) lamentar mais um prejuízo para...

Em João Pessoa, Cendor auxilia no tratamento da dor crônica e atendimentos de especialidades

O Centro de Tratamento da Dor (Cendor), localizado no Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma), é um centro de referência...

Cícero Lucena inaugura nova sede do Sine-JP no Varadouro

As pessoas que estão em busca de uma vaga no mercado de trabalho a partir de agora têm uma nova e moderna instalação do...