29.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueDia D da Vacinação: centenas de crianças e adolescentes são imunizadas neste...

Dia D da Vacinação: centenas de crianças e adolescentes são imunizadas neste sábado

O município de João Pessoa registrou, na manhã deste sábado (16), uma movimentação significativa neste Dia “D” para atualização da caderneta de vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias). A campanha segue até o próximo dia 29, tendo como objetivo manter a imunização de crianças e adolescentes. Este Dia “D” na Capital contou com mais de 100 postos de vacinação, entre atendimentos nos residenciais construídos pela Prefeitura, policlínicas e Unidades de Saúde da Família (USFs).

As vacinas disponíveis nos postos da campanha são: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Para a moradora do Residencial Saturnino de Brito, Andreia Carla, que levou três crianças para receber as vacinas, a importância de manter a caderneta em dia se dá como forma de prevenção e preservação da saúde. “A vacina é muito importante para a saúde, para o bem e para a vida deles, pois quando eu era criança, não tínhamos essa mesma oportunidade que eles estão tendo hoje”, destacou.

Nas USFs e Policlínicas a adesão da população à campanha vacinal também foi positiva, sobretudo com relação à imunização das crianças. “Estamos bastante felizes com essa chance de levar nossos filhos para tomar as vacinas que estão atrasadas, porque prevenir é muito melhor que ter surpresas desagradáveis depois”, enfatizou a moradora do bairro de Manaíra, Luciana Dias, que compareceu ao posto da localidade.

A enfermeira Geralda Rodrigues, diretora da Policlínica Municipal de Mandacaru, reforçou a importância da ação deste sábado para o bem estar da população. “A demanda para atualização dos cartões de vacina está grande, pois destacamos a relevância de uma campanha desse nível e registramos uma imensa quantidade de crianças com a imunização atrasada e, é bom lembrar que essa campanha continua até o dia 29 e durante a semana também temos vacinas” frisou. A gestora da Policlínica lembrou ainda que, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, a unidade está de portas abertas e conta com essas vacinas para continuidade da atualização das cadernetas de imunização.

Cuidado – A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980. A campanha acontece em todo o território nacional.

Thaysa Videres
Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas