26.3 C
João Pessoa
InícioDestaqueGoverno lança editais do Paraibatec Agricultura Familiar com mais de duas mil...

Governo lança editais do Paraibatec Agricultura Familiar com mais de duas mil vagas

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (27), a publicação de três editais referentes à ação do programa Paraibatec Agricultura Familiar, destinados a professores, técnicos e alunos. Os editais serão publicados nesta terça-feira (28), no Diário Oficial do Estado. O investimento total dos cursos técnicos é de R$ 5 milhões e as atividades serão desempenhadas em 34 municípios paraibanos. A informação foi repassada no programa Conversa com o Governador, transmitido em cadeia estadual pela rádio Tabajara e pelas redes sociais do governo.

Durante o programa, João Azevêdo destacou a importância dos investimentos na área da agricultura familiar. “Estamos investindo para preparar a mão de obra para que a gente possa ter uma agricultura familiar cada vez mais forte. Vamos estimular, por meio de capacitação profissional e formação técnica, agricultores familiares, em especial, jovens e mulheres rurais. A gente qualifica a mão de obra buscando o desenvolvimento e a utilização de novas técnicas para que isso possa gerar mais renda para as famílias do campo”, comentou.

O primeiro edital trata de um processo de seleção simplificada para 72 professores bolsistas do Paraibatec, que irão atuar em 27 cursos diferentes, como por exemplo: Apicultura, Viveiricultura, Ovinocultura, Produção de Queijo, Mecânica de Motocicletas, Gestão de Resíduos Sólidos, Preparação de Doces e Conservas e Horticultura Orgânica. Os professores precisam ter graduação e os selecionados receberão bolsa-auxílio, que pode ser aumentada de acordo com a titulação do docente.

O segundo edital é referente a um processo de seleção simplificada para 53 profissionais técnicos que irão atuar prestando apoio aos professores na unidade em que ocorre a oferta dos cursos profissionalizantes. As vagas estão divididas em dois cargos: Supervisor e Orientador (cadastro de reserva). Ambas exigem Curso Superior. Os profissionais serão selecionados com base em critérios definidos pelo Edital.

Já o terceiro edital diz respeito à oferta de 1.890 vagas para Formação Continuada em Agricultura Familiar, destinada a alunos que se interessem pelos cursos citados anteriormente. O único requisito para os estudantes é ter mais de 18 anos e apresentar documentação no ato da inscrição. As aulas estão previstas para começarem a partir do mês de novembro deste ano.

“Essa equipe de professores e profissionais técnicos farão a formação dos alunos que estarão se preparando e se formando para uma atuação dentro da agricultura familiar. É um investimento importante que tenho certeza que trará benefícios diretos para as famílias que atuam nesse segmento no estado”, falou João Azevêdo.

O ParaibaTec – É estabelecido em regime de colaboração ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com a finalidade de proporcionar a interação entre as escolas da rede estadual de educação básica com a comunidade e os arranjos produtivos locais, por meio de ações articuladas de educação profissional e tecnológica, incentivando o retorno de jovens e adultos ao sistema escolar e proporcionando a elevação da escolaridade, a construção de novos itinerários formativos e a melhoria da qualidade do ensino profissional.

A ação Paraibatec Agricultura Familiar é uma parceria da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido com a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, com a finalidade do fortalecimento da Agricultura Familiar no Estado da Paraíba, através de formação técnica e ou capacitação profissional dos agricultores familiares, em especial, jovens e mulheres rurais, qualificando mão de obra buscando um desenvolvimento rural sustentável, geração de renda, diminuição da pobreza rural e diminuição do êxodo rural no estado.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas