30.6 C
João Pessoa
InícioTudo em Pauta1991, o ano que não acabou... - Leia Marcos Thomaz

1991, o ano que não acabou… – Leia Marcos Thomaz

Ao contrário das aparências, em 1991, eu era apenas um imberbe de 10 anos de idade. |Sim, eu já tive cara lisa.

 

Imaturo demais para captar a riqueza sonora que passou no calendário da música mundial à época.

 

Distante demais de acesso aos lançamentos sonoros para perceber a dimensão do que estava acontecendo.

 

Mas eu vivi o 1991 sonoro intensamente, mesmo que em anos vindouros.

 

Arrisco dizer que, ainda hoje, aquele ano mágico exala musicalidade pelos meus poros, faz correr música por minhas veias.

 

E é sobre esta riqueza sonora de 1991, o ano que não acabou, que se debruçou esta edição do AUMENTA, que tive o prazer de compartilhar com os companheiros de sempre, Eliseu Lins e Fábio Maturano, dois outros pequenos cidadãos em 91.

 

Apenas para contextualizar, comercialmente, é o ano da explosão do grunge (não é cringe, faz favor) com os álbuns seminais e propulsores de duas das maiores bandas do “movimento”, Nirvana e Pearl Jam.

 

Ano do Black Album, do Metallica, um disco que estabeleceu o metal para além extremo dos fãs do estilo. Colocou o trash metal na programação de rádios comerciais, para o bem e para o mal, ok, mas…

 

Tem também o R.E.M com o aclamado Out of Time, maior sucesso da banda até hoje. Quem não lembra de Losing My Religion, ainda hoje, três décadas depois, hit inesgotável da rádios.

 

Há ainda o lançamento do icônico Black or White, música de trabalho do oitavo disco de Michael Jackson, com clipe no Fantástico. Sim, jovens, lançamento de clipes há época no Fantástico global causava clima de expectativa e repercussão geral. A MTV, que mudaria para sempre os destinos da música com sua explosão imagética de videoclipes, havia sido lançada meses antes no Brasil, ainda sem grande alcance… internet comercial era um sonho distante…

 

Curioso perceber que, mesmo não tendo acompanhado essa revolução musical instantaneamente, 1991 me sugou, fui teletransportado para esse ano.

 

Tive vários discos citados acima e outros mais também comentados no programa que você pode conferir clicando no link abaixo:

 

https://anchor.fm/aumenta/episodes/AumentaCast-59—1991–o-Ano-que-no-Acabou-e175luq

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas