29.1 C
João Pessoa
Início Paraí­ba Captação de córneas avança na Paraíba e meta é zerar fila de...

Captação de córneas avança na Paraíba e meta é zerar fila de espera

A Central Estadual de Transplantes da Paraíba registrou na última semana, em Campina Grande, a captação de seis córneas. O número é um recorde para o período de sete dias. Quatro captações aconteceram no Hospital de Trauma e duas, de forma inédita, foram no Hospital da FAP.

“Estamos cumprindo com o prometido de fazer de tudo para zerar a fila de espera das córneas. Na última quinta-feira, em Campina Grande, tivemos em 12 horas de plantão duas captações de córneas. As equipes estão sempre na busca incansável pelo sim da família”, enfatizou Juliana Alves, coordenadora do núcleo de capacitação em Campina Grande.

Do início do ano até agora, a Paraíba contabilizou 96 doações de córneas, sendo 27 em Campina Grande e 69 em João Pessoa.

“A gente fica emocionada mesmo com esse aumento dos transplantes aqui na Paraíba. Fazia tempo que não se via isso. Na última semana de dezembro do ano passado, por exemplo, realizei 10 transplantes, e transplantei, inclusive, no dia 31”, relatou a médica Camila Gadelha, diretora do Banco de Olhos da Paraíba.

A maior parte das doações nos primeiros seis meses de 2021, equivalente a 69,8%, aconteceu nos meses de maio, junho e junho. No estado existem, atualmente, 380 pacientes na lista de espera, aguardando a doação de uma córnea. A meta da Central é zerar a fila até o final de setembro deste ano.

“Nossa gratidão às famílias, que mesmo num momento de dor autorizaram as doações, e isso vem proporcionando esses resultados,” afirmou Rafaela Carvalho, coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplantes.

Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Coronel Sobreira se reúne com Secretário Chefe do Governo e apresenta pleitos dos militares

O Vereador Coronel Sobreira (MDB) esteve no Palácio da Redenção, na manhã desta terça-feira (27), para uma audiência com o seu colega de partido,...

Prefeito de João Pessoa libera presença de torcedores em jogos do Botafogo-PB

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), anunciou na manhã desta terça-feira (27) que o novo decreto municipal trará a liberação de público...

HU de João Pessoa se desfaz de mais de 850 bens inservíveis que serão levados à leilão pela UFPB

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Rede Ebserh, se desfez no início de julho de mais...

Ana Cláudia visita projeto no Presídio Feminino de CG denominado ‘Castelo de Bonecas’

A Secretária de Estado do Desenvolvimento e Articulação Municipal (SEDAM), Ana Cláudia Vital, acompanhada do Secretário Executivo da SEDAM, Galego do Leite e do...