29.1 C
João Pessoa
InícioCarol em PautaO curioso caso do cidadão neutro que aguarda que o universo aja...

O curioso caso do cidadão neutro que aguarda que o universo aja em prol do povo

Essa é a charge que tem circulado nas redes sociais dos famigerados cidadãos “neutros”, os que dizem que não têm lado político e que só querem “o que é melhor pro Brasil”. Aí eu me pergunto (e te pergunto): quando foi que alguma coisa mudou em prol do povo, sem manifestação do próprio povo? Quando foi que a classe política e empresária acordou e disse: “vamos facilitar a vida do proletariado?”. O que as pessoas que compartilham essas falas que tentam deslegitimar as lutas, acham que isso significa?

Deslegitimar, claro. Invalidar. Ou talvez, elas achem que do jeito que tá, tá ótimo.

Tem uma frase maravilhosa de Angela Davis que diz: “numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.” Vocês acham mesmo que isso só se aplica ao racismo? Se você publica esse tipo de coisa pra luta antirracista – mais do que necessária – e se exime do resto, sinto te dizer que você só tá caçando like.

No último sábado, 29, milhares de pessoas foram às ruas PROTESTAR contra um governo que já matou quase 500.000 brasileiros e foram chamadas de “convenientes”.

É melhor (necessário e urgente) ser conveniente com a luta do que conivente com o genocídio.

Deslegitimar a luta NUNCA será plausível. Ir contra a vida NUNCA será aceitável. Ficar em cima do muro num país que tem uma pessoa completamente louca como presidente, NUNCA será decente. Não dá pra ser neutro na situação em que o Brasil se encontra hoje.

As pessoas não foram às ruas por conveniência. Não foi o povo que recusou ONZE ofertas de vacinas. E cá pra nós, é preciso ser muito leviano pra se eximir de qualquer responsabilidade contra um governo genocida.

O povo continua com fome, a economia continua afundando, os comércios continuam fechados, os decretos seguem rígidos, a saúde segue colapsada e o brasileiro continua com medo. Se isso não é motivo pra ir protestar, não sei mais o que é.

O neutrão deve tá muito amarelo de tanto comer barro pra vir com uma desculpa dessa. Se você não tem coragem pra bater de frente contra quem vem desgraçando o Brasil dia após dia, tudo bem. Coragem se adquire com o tempo. Mas é aquela coisa, se não vai ajudar, meu anjo, cala. Não atrapalha quem tá no corre, não.

Carol Andrade

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas