26.5 C
João Pessoa
InícioDestaqueSaúde orienta sobre qual imunizante priorizar e prazo para tomar vacinas da...

Saúde orienta sobre qual imunizante priorizar e prazo para tomar vacinas da Covid e da Influenza

Além da vacinação contra a Covid-19, que já ultrapassa a marca de 290 mil pessoas imunizadas, a Prefeitura de João Pessoa também está imunizando contra a Influenza (gripe), que faz parte do Programa Nacional de Imunização. Mas quem tomou a vacina da Covid pode tomar a da gripe? Qual vacina deve-se tomar primeiro?Qual o prazo entre uma e outra vacina? Esses são questionamentos comuns para quem está nos grupos prioritários das duas campanhas de imunização.

Atualmente, a Prefeitura de João Pessoa imuniza, nesta primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe), as pessoas dos grupos prioritários. Nesse primeiro momento, estão sendo vacinadas as crianças de seis meses a menores de 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (mães no pós-parto – até 45 dias) e trabalhadores de saúde da Atenção Básica. A partir desta terça (11), também serão incluídos os trabalhadores de rede especializada, professores e idosos a partir de 60 anos.

Já contra Covid, nesta segunda (10) estão sendo aplicadas a segunda dose da Coronavac (Butantan) e Astrazeneca (Fiocruz) e primeira dose de gestantes e puérperas com e sem comorbidades, de pessoas com deficiência (30 anos ou mais), trabalhadores da saúde (25+) e adultos com 35 anos ou mais que tenham comorbidade (Pfizer). Com relação aos trabalhadores da saúde que tenham 25 anos ou mais e as pessoas com 35 anos ou mais com comorbidades serão imunizadas com a vacina Astrazeneca.

O que priorizar – O chefe da Seção de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fernando Virgolino, explicou que “se uma pessoa faz parte do grupo prioritário para receber as vacinas da Covid e da Influenza, ela precisa levar em consideração que a mais importante neste momento é a da Covid, pois estamos em uma pandemia”.

Prazos entre vacinas – Fernando Virgolino alertou ainda para a necessidade de respeitar o prazo entre as duas vacinas. “Quem tomar a vacina contra a Covid não pode tomar nenhuma vacina do calendário vacinal no período de 14 dias”, explicou ele, ressaltando que esse período de duas semanas é para evitar associação a eventos adversos pós-vacinação de outras vacinas com as da Covid.

As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para receber a vacina contra gripe podem procurar as Unidades de Saúde da Família Integradas, policlínicas municipais e o Centro Municipal de Imunizações (CMI).

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas