De janeiro a 9 de março deste ano, o Disque Denúncia da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) recebeu 27 denúncias de desmatamento em áreas verdes da cidade. Ao receber as informações os fiscais fazem vistorias nos locais, notificando e autuando os responsáveis. As multas dependem do dano ambiental e variam entre 2.942 a 8.823 UFIRs, com valores atuais entre R$ 113.119,00 e R$ 339.244,00. Desmatar Área de Proteção Ambiental é considerada infração gravíssima de acordo com o Código Florestal Ambiental e Código Municipal de Meio Ambiente.
O secretário de Meio Ambiente do Município, Welison de Araújo Silveira, destacou que as áreas verdes da cidade sofrem com diversos tipos de ameaças, como as ocupações irregulares e empreendimentos que são construídos sem o devido licenciamento ambiental. “A Semam tem atuado de forma muito correta, orientando todos os empreendedores que dão entrada nas licenças, que procuram dar andamento nas obras respeitando a legislação, mas também somos bastante rigorosos com o descumprimento das leis ambientais, que colocam em risco a qualidade de vida da população e da nossa fauna e flora”, concluiu.
Uma das consequências do desmatamento é o aumento da temperatura. Em João Pessoa, a diferença térmica na cidade chega até 5º C entre um bairro arborizado e outro sem árvores.
Ação – Para proteger o patrimônio ambiental da cidade a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) promove uma série de ações como a Poda Programada, que vistoria as árvores e revitaliza as que precisam de tratamento, faz o replantio urbano de áreas degradadas e disponibiliza o Disque Denúncia da Semam, que recebe as informações da população sobre locais que sofrem com o desmatamento.
Serviço – O Disque Denúncia funciona no telefone 3218- 9208, de domingo à quinta, das 8h às 00h e de sexta à sábado, das 8h às 00h.
Cobertura vegetal – O território de João Pessoa tem 30,67% de sua área coberto por espaços verdes, patrimônio ambiental extremamente importante para todos. A porcentagem é considerada satisfatória para a qualidade de vida da população de uma capital, com um total de 47,11m² de área verde por habitante.
Secom-JP