29.1 C
João Pessoa
InícioPolíticaSedec adota estratégias para manter vínculos com alunos matriculados na rede municipal

Sedec adota estratégias para manter vínculos com alunos matriculados na rede municipal

Comprometimento. Esta palavra define bem o trabalho de toda a equipe da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) de João Pessoa neste início de ano letivo. Mesmo com todas as dificuldades trazidas pela pandemia de Covid-19, várias ações têm sido feitas para minimizar os efeitos na educação dos estudantes. Uma das ações mais importantes é a campanha Busca Ativa Escolar, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), para resgatar os alunos que tiveram o vínculo com a escola fragilizado no ano passado.

Por conta da pandemia, as aulas presenciais tiveram que ser substituídas pelas remotas. Devido às dificuldades de várias famílias, principalmente no acesso à internet, alguns alunos foram prejudicados e perderam muitas aulas no ano passado. Para que o cenário não se repita e o aprendizado seja prejudicado, os profissionais da Sedec ligam para as famílias para estimular o retorno a rotina de estudos e, quando não conseguem esse contato vão até a residência informada na matrícula.

Por determinação do Ministério da Educação, mesmo os estudantes que perderam contato com as escolas, não foram reprovados. “Muitas escolas têm conseguido sim, encontrar os alunos. Os profissionais das nossas escolas são muito comprometidos. O esforço agora é trabalhar com a intersetorialidade para que possamos chegar a todos os estudantes”, explicou a diretora do Departamento de Programas Especiais da Sedec, Alcilene Andrade.

O desafio da Sedec agora é trazer todos os alunos de volta às escolas e fazer um reforço dos conteúdos que foram perdidos em 2020. “Com relação ao reforço, nós estamos com apenas um mês de retorno às aulas, mas a proposta da secretária América Castro é fazer um reforço de 120 horas-aulas ao ano. Esse reforço será feito gradativamente e paralelamente aos conteúdos de 2021”.

Positivo- Ao mesmo tempo em que busca trazer de volta os alunos que perderam o vínculo escolar, a Secretaria de Educação de João Pessoa tem números positivos para comemorar. Em 2021, 70.309 estudantes se inscreveram na Rede Municipal de Ensino, um número recorde. Antes disso, o maior número de matriculados havia sido no ano de 2004, na gestão anterior do prefeito Cícero Lucena, com 67 mil alunos.

Aulas remotas –Por conta da pandemia de Covid-19, as aulas na Rede Municipal de Ensino seguem no formato online, com formações de grupos para cada turma e orientação dos professores por whatsapp, no horário em que o estudante está matriculado. Além disso, as escolas estão distribuindo aos alunos kits impressos com o material didático.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas