25.1 C
João Pessoa
InícioDestaquePrefeitura apresenta números e ações referentes à Covid-19 em João Pessoa

Prefeitura apresenta números e ações referentes à Covid-19 em João Pessoa

O Comitê de Combate à Covid-19 da Prefeitura de João Pessoa apresentou nesta segunda-feira (1º) um balanço das ações executadas para o enfrentamento do coronavírus e os números referentes à doença na Capital. A apresentação dos dados aconteceu durante coletiva de imprensa realizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Até o momento, já foram registrados 50.437 casos e 1.202 óbitos em decorrência da Covid-19 em João Pessoa. Levando em consideração os últimos 15 dias, os bairros com maior número de novos casos são: Mangabeira, Valentina Figueiredo, Gramame, Bancários, Manaíra, Cristo Redentor e Ernesto Geisel, cada um com pelo menos 75 novos casos neste período.

“Estamos acompanhando esses números diariamente e reforçando o alerta à população sobre a importância do distanciamento social para não aumentar o número de casos da Covid-19”, destacou o secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha.

Durante a coletiva também foi apresentada a evolução da ocupação de leitos exclusivos para Covid-19 na Grande João Pessoa. Nesta segunda-feira (1º), a taxa de ocupação de leitos de UTI para adulto é de 87,4%, enquanto os leitos de enfermaria para adulto estão 90,1% ocupados.

“Semanalmente vamos expor esses números para a população e fazer um trabalho conjunto de conscientização e ações”, reforçou Fernando Chagas, médico infectologista e presidente do Comitê Covid.

Atualmente, a Grande João Pessoa conta com 161 leitos de UTI para pacientes de Covid-19, sendo 90 da rede municipal, incluindo os hospitais Prontovida, Santa Isabel e Valentina. Com os novos leitos solicitados nesta segunda-feira pelo prefeito Cícero Lucena ao Ministério da Saúde, a rede municipal deverá contar com 125 leitos de UTI nos próximos dias.

“Estamos empenhados na ampliação de leitos e testagem, na vacinação dos grupos prioritários e na fiscalização dos estabelecimentos. Mas também precisamos da cooperação da população para reduzir a transmissão do vírus”, afirmou Rossana Sá, secretária executiva de Saúde da Capital.

“Se o distanciamento social pode reduzir a situação apresentada, a presença de novas variantes do vírus pode agravar. Por isso que estamos estudando e avaliando diariamente e na próxima semana já devemos ter algum grau de repercussão das medidas de restrição”, frisou Felipe Proenço, médico de Família e Comunidade e membro do Comitê Covid.

Vacinação – O comitê destacou também os números relacionados à Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em João Pessoa. Já foram recebidas 34.177 doses da vacina para aplicação da primeira dose e 16.547 doses para a aplicação da segunda dose. Ao todo, 30.636 pessoas já receberam a primeira dose e 7.577 a segunda.

De um total estimado de 43.861 trabalhadores de saúde, 23.774 já receberam a primeira dose, o que equivale a 54,2% das pessoas que fazem parte deste grupo prioritário para a vacinação. Já entre o total estimado de 14.746 idosos com 80 anos ou mais, 42,55% (6.275) já tomaram a primeira dose da vacina.

Testagem – Além da ampliação de leitos, a Prefeitura está ampliando também a testagem na população, com a realização dos testes RT-PCR/Swab e testes rápidos em 30 unidades de saúde da família (USF) distribuídas pela cidade e nos dois Centros de Testagem para Covid, inaugurados nesta segunda-feira (1º) nas escolas municipais Zumbi dos Palmares, em Mangabeira, e Seráfico da Nóbrega, em Manaíra. Neste primeiro dia de atividades foram realizados 333 testes, sendo 249 em Mangabeira e 84 em Manaíra.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas