25.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baProcon-JP autua cinco e notifica oito agências bancárias durante fiscalização

Procon-JP autua cinco e notifica oito agências bancárias durante fiscalização

Cinco agências bancárias foram autuadas e outras oito notificadas na Capital esta semana durante a operação de fiscalização realizada pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP). A ação verificou o cumprimento da legislação específica do segmento como as leis que regulam o tempo de espera na fila, as de atendimento prioritário, as de placas indicativas ao consumidor e as de protocolo sanitário de proteção ao Coronavirus.

O Procon-JP intensificou  a fiscalização aos bancos esta semana devido ao início do pagamento do funcionalismo público e dos aposentados, o que sempre provoca grande movimentação de clientes nas agências bancárias, principalmente dos inativos. “Final e início de mês são momentos em que mais se corre o risco de aglomerações nas agências bancárias, principalmente de aposentados, e por isso estamos averiguando as leis que protegem principalmente esse público”, salienta o secretário Rougger Guerra.

Autuações – De acordo com titular do Procon-JP, a operação de fiscalização aos bancos deve prosseguir na próxima semana. Ele também informa que as cinco agências autuadas estavam descumprindo as leis que regulam o tempo de espera para atendimento. “Quanto às notificações, foram referentes à falta de sinalização aos consumidores para banheiros e bebedouros no interior dos bancos e ao protocolo de segurança de proteção ao Coronavírus”.

Penalidades – Rougger Guerra explica que as agências autuadas estão sujeitas às penalidades previstas na legislação, a exemplo de multas administrativas. “Após receberem o documento de autuação, os bancos têm o prazo legal para procederem a defesa, que é de 10 dias a contar da data da emissão do documento. Mas, quando há flagrante, a aplicação da multa é quase que inevitável”.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas