26.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baPopulação aprova ações educativas realizadas pela Semob-JP na orla

População aprova ações educativas realizadas pela Semob-JP na orla

Quem circula diariamente pela orla do Cabo Branco já percebeu que a equipe de educação para o trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) realiza um importante trabalho de orientação sobre o compartilhamento dos espaços. A ação é voltada para todos os públicos que utilizam o espaço para lazer ou praticar esporte, a exemplos de caminhantes, corredores, patinadores, ciclistas e skatistas.

De acordo com o superintendente George Morais, as ações educativas estão entre as prioridades da Semob-JP e esta, específica, deve permanecer por tempo indeterminado. “Esse é o cuidado que teremos com quem transita tão cedo para prática de lazer ou esportes. Estamos empenhados na manutenção da segurança viária e, pra isso, é preciso que as pessoas entendam a importância de respeitar os espaços, além de garantirmos a fiscalização por parte dos agentes de mobilidade”, frisou.

Babi Sales é patinadora, pratica o esporte pelo menos quatro vezes por semana e sempre observa a atuação da Semob-JP nesse ordenamento da orla. A jovem se exercita sozinha ou em grupo e percebe que organizar o fluxo na área é uma demanda de extrema urgência para a segurança de todos. “Está bem sinalizado e tem vários agentes espalhados. Acho importante estarem por lá. A presença deles é essencial porque há muitas pessoas que não respeitam os locais por onde devem trafegar”, ressalta.

A esportista também afirma que se sente mais segura com a presença dos agentes de mobilidade no local. Além das ações educativas, os agentes também promovem rondas na área entre às 5h e às 8h. “Eu particularmente me sinto mais segura. Caso aconteça alguma imprudência, eles podem dar um suporte ou orientação específica”, afirmou.

Ação na orla – Para esse trabalho educativo, foi instalada sinalização horizontal (ou seja, na pista) de cor vermelha, indicada para uso dos ciclistas, skatistas e patinadores, e na cor azul para indicar o espaço específico para o pedestre. Cavaletes com orientações de regras de boa convivência e incentivo ao respeito dos espaços estão sendo usados, momentaneamente, até que as pessoas se acostumem com esse disciplinamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas