29.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baAgevisa destaca cuidados especiais com os alimentos na prevenção da Covid-19 e...

Agevisa destaca cuidados especiais com os alimentos na prevenção da Covid-19 e outras doenças

A Agência Estadual de Vigilância destacou a importância da adoção de cuidados especiais com os alimentos para a prevenção de doenças e o fortalecimento da saúde humana, notadamente em períodos de altas temperaturas como a estação do Verão, quando se exige uma hidratação corporal mais eficiente e uma maior atenção às boas práticas de manipulação, higiene, acondicionamento e conservação dos produtos alimentícios. Tais cuidados, conforme a diretora-geral da Agevisa, Jória Viana Guerreiro, são essenciais para a segurança da saúde e se revestem de maior significado neste Verão de 2021, em virtude da ameaça da Covid-19, que tem a higiene como uma das principais formas de prevenção.

No caso da hidratação corporal, a importância de se tomar água regularmente é inquestionável. Entretanto, segundo Jória, há que se tomar muito cuidado com a procedência e prazo de validade dos produtos, assim como com as condições de higiene, não somente da água em si, mas, sobretudo, dos recipientes onde ela esteja acondicionada, com destaque para as garrafas plásticas vendidas em estabelecimentos comerciais e também nas ruas.

No caso da venda de água nas ruas, notadamente próximo aos semáforos, os riscos aos consumidores são inúmeros, e incluem, além da ingestão de microrganismos causadores de infecções intestinais e outras doenças igualmente perigosas, a possibilidade de infecção pelo coronavírus, tendo em vista a forma de transmissão da Covid-19 estar diretamente relacionada ao contato manual com superfícies e objetos contaminados e o posterior contado com a boca e com os olhos.

Tais riscos, de acordo com a gerente-técnica de Inspeção e Controle de Alimentos, Água para Consumo Humano e Toxicologia da Agevisa, Patrícia Assunção, estão presentes não só nos produtos comercializados nas ruas, mas também nas garrafas de água, sucos ou refrigerantes vendidos em supermercados, lojas de conveniência, bares, restaurantes e similares. “Em todos os casos, os recipientes devem ser higienizados com água e sabão ou com álcool a 70%”, observou Patrícia. Se não forem devidamente higienizados, tais recipientes podem funcionar como elementos de contaminação, já que, na maioria das ocasiões, são levados diretamente à boca. “Se houver a presença do vírus, o consumidor será facilmente contaminado; e as consequências podem ser leves ou muito graves”, acrescentou a diretora Jória Guerreiro.

Atenção permanente – Quanto aos alimentos, os cuidados recomendados, conforme Patrícia Assunção, englobam todas as formas de aquisição, seja de produtos prontos para o consumo, incluídos aqueles servidos em restaurantes, bares e similares, sejam aqueles destinados ao preparo residencial. Referindo-se especialmente aos produtos para preparo caseiro, a gerente-técnica de Alimentos da Agevisa observou que, neste caso, os cuidados devem nortear todo o processo, da aquisição (nos supermercados, mercearias, feiras livres…) ao acondicionamento (em casa).

Na hora de escolher os alimentos (sejam enlatados, empacotados ou a granel), a recomendação da Agevisa, segundo Patrícia, é que se evite a manipulação de muitos produtos, e que, após a escolha do que se pretende levar pra casa, se observe a procedência e o prazo de validade dos mesmos e, após colocá-los no “carrinho”, se tome o cuidado de higienizar as mãos com álcool a 70%, que pode ser conduzido em pequenos frascos largamente disponíveis no mercado desde o início da pandemia da Covid-19.

Ao chegar em casa, a orientação é que o consumidor descarte ou lave bem as embalagens (sacolas plásticas principalmente), disponha os produtos em local próprio para higienização e proceda à limpeza dos mesmos conforme os meios possíveis (lavando o que pode ser lavado, borrifando com álcool a 70% o que não pode ser lavado, utilizando soluções de água e hipoclorito, etc.). Após a higienização dos alimentos, os mesmos cuidados de higiene devem ser dispensados aos locais onde os mesmos serão acondicionados (despensas, geladeiras etc.) e ao local onde foram higienizados, que devem ser igualmente limpos e sanitizados.

Preparo e consumo – Na hora de preparar e consumir os alimentos, os mesmos cuidados de higiene devem ser observados, caso contrário, de acordo com a Agevisa, as pessoas estarão expostas a problemas intestinais e outras patologias que podem inclusive levá-las a óbito. Dada a seriedade da questão, e considerando a gravidade da pandemia da Covid-19, o ideal, segundo a diretora-geral Jória Guerreiro, é que as pessoas se mantenham sempre atentas no cuidado com a saúde, para não terem que enfrentar doenças evitáveis, porém letais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas