23 C
João Pessoa
26/02/2021
Início Destaque João Azevêdo entrega obra de restauração do Museu Casa do Artista Popular...

João Azevêdo entrega obra de restauração do Museu Casa do Artista Popular Janete Costa em março

O artesanato paraibano vai ganhar, em março, mais uma ação do Governo do Estado: a entrega da obra de restauração do Museu Casa do Artista Popular Janete Costa. O equipamento, localizado na Praça da Independência, no Centro da Capital, guarda a riqueza artesanal do Estado, com mais de 1,5 mil peças. Os investimentos somam mais de R$ 620 mil.

Entre as benfeitorias realizadas, por meio da Superintendência do Plano de Desenvolvimento de Obras do Estado (Suplan), estão a substituição completa da parte de instalações elétricas, cabeamento estruturado e infraestrutura da rede de ar-condicionado. Todas as intervenções mantiveram a originalidade do prédio, que é tombado, e foram aprovadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico da Paraíba (Iphaep).

A gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Marielza Rodriguez, destacou a importância de mais esta ação do Governo do Estado em prol do segmento. “Essa obra simboliza de forma muito clara a importância que tem o artesanato paraibano para a gestão do governador João Azevêdo, da presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano, Ana Maria Lins, para nós que fazemos o PAP. Mesmo em meio à pandemia, o artesão paraibano continuou a ter a atenção que merece”, disse.

O diretor do Museu Casa do Artista Popular Janete Costa, Fábio Morais, destacou a importância que o espaço tem para o Estado como um todo. “É um equipamento de grande valor, porque ele contém todo o acervo do artesanato paraibano. É um museu que ilustra a cultura paraibana da forma mais completa: temos todas as tipologias encontradas no Estado, de mestres artesãos”, disse, destacando que, após a reinauguração, o espaço será ainda mais dinâmico, com a realização de exposições itinerantes, por exemplo.

A diretora da Superintendência do Plano de Desenvolvimento de Obras do Estado (Suplan), Simone Guimarães, ressaltou que a obra respeitou toda a originalidade arquitetônica do prédio. “Todos os serviços estão respeitando, fielmente, forma e arquitetura original da edificação, pois a mesma é um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico da Paraíba.  A valorização do patrimônio histórico cultural é a valorização da identidade que molda as pessoas. Por isso, preservar nosso patrimônio é preservar nossa história, a nossa identidade”, afirmou.

Investimentos e melhorias – Ao todo, serão investidos R$ 620.373,60 na obra de restauro do Museu Casa do Artista Popular Janete Costa, promovendo melhorias em aspectos como iluminação, acessibilidade e climatização.

Outras melhorias contempladas estão o restauro e substituição de ladrilhos hidráulicos, aplicação de resina e polimento, restauro dos tacos de madeira, restauro de esquadrias da fachada, substituição completa da parte de instalações elétricas, cabeamento estruturado e infraestrutura da rede de ar condicionados, instalação de dois reservatórios superiores para atender o casarão e o anexo, revisão e substituição de 80% da instalações de água fria, esgoto sanitário e águas pluviais, demolição e reconstrução seguindo fielmente formas arquitetônicas da laje frontal do casarão, que estava caindo, recuperação e substituição de peças da coberta e telha francesa, incluindo a aplicação de hidrofugante nas telhas e imunização contra cupins e pragas nas peças de madeira de toda a coberta, aumento da área de acessibilidade  com a instalação de uma rampa metálica na lateral do casarão e aplicação de piso tátil em toda área de circulação externa e por último a pintura computadorizada que está sendo aplicada na fachada e internamente no casarão e anexo bem como a iluminação e urbanização que chegam para dar um toque final a obra.

Riqueza cultural – Localizado na Praça da Independência, o Museu Casa do Artista Popular Janete Costa abriga mais de 1,5 mil peças do artesanato paraibano, representando mais de 5 mil profissionais do segmento.

Rendas e bordados, além de peças em cerâmica, metal e brinquedos populares formam um importante acervo da autêntica cultura paraibana.

O espaço, quando criado, teve a ambientação da arquiteta pernambucana Janete Costa, falecida em 2008.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Famup defende volta do auxílio emergencial, mas não concorda que dinheiro seja retirado da educação

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) defendeu junto a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) a volta do pagamento do auxílio emergencial...

Prefeitura adota revezamento para servidores e garante prestação dos serviços à população

O Centro Administrativo Municipal de João Pessoa (CAM) está com seu funcionamento alterado até o próximo dia 10 de março, período determinado pelo decreto...

Nesta quinta: Prefeitura de João Pessoa inaugura Centro de Atendimento Covid-19

A Prefeitura de João Pessoa vai inaugurar, às 8h desta quinta-feira (25), o Centro de Atendimento Covid-19, no Ginásio Hermes Taurino, em Mangabeira. O...

Irmãos são presos suspeitos de tentativa de homicídio contra vice-prefeito de Monteiro

Dois irmãos, de 18 e 19 anos, foram presos suspeitos de participar da tentativa de homicídio contra o vice-prefeito de Monteiro, Celecileno Alves Bispo....