23 C
João Pessoa
28/02/2021
Início Destaque HU de João Pessoa recebe EPIs produzidos em laboratório da UFCG para...

HU de João Pessoa recebe EPIs produzidos em laboratório da UFCG para reforço no enfrentamento da covid-19

O Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Ebserh, recebeu doação de equipamentos de proteção individual que vai ser um reforço na batalha contra a covid-19. Foram mil máscaras cirúrgicas, 500 protetores faciais (face shields), além de bisnagas de álcool em gel. A iniciativa partiu do Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (CertBio), da Universidade Federal de Campina Grande, que também produziu os materiais.

O superintendente do HULW, Marcelo Tissiani, agradeceu a ação, que terá um grande impacto positivo na assistência aos pacientes diagnosticados com covid-19 assistidos no hospital. “Em nome da Ebserh, do Ministério da Educação, da Universidade Federal da Paraíba e do nosso Hospital Universitário Lauro Wanderley, nosso muito obrigado por esse grande gesto humanitário que está fazendo para toda a sociedade”, expressou, dirigindo-se ao coordenador da CertBio, Marcus Vinícius Lia Fook.

Os materiais fabricados no laboratório da UFCG têm diferenciais, a exemplo da máscara cirúrgica, fabricada a partir de um componente que pode matar o coronavírus e chega a ter uma durabilidade até três vezes maior do que as tradicionais já encontradas no mercado. A máscara é composta por três camadas, sendo a parte central revestida por um biopolímero capaz de promover uma proteção física e também biológica.

“Associado à retenção física, as máscaras cirúrgicas têm um componente capaz de reter a passagem do vírus, e são feitas com tecnologia 100% nacional e a um custo competitivo. Trata-se das tecnologias desenvolvidas pelo laboratório sendo utilizadas no enfrentamento à pandemia de covid-19”, comemora. Atualmente, o HULW dispõe de mais de 300 mil máscaras cirúrgicas.

O HULW recebeu ainda protetores faciais, conhecidos como face shields, desenvolvidos com matéria-prima de menor custo e alta eficiência. O álcool em gel, produzido com um componente chamado quitosana, se diferencia dos demais pois forma uma película protetora capaz de inativar o vírus. “A possibilidade de trazermos esses materiais simultaneamente à Operação Manaus fortalece os laços entre a UFCG e a UFPB, através do Hospital Universitário Lauro Wanderley”, avaliou Marcus Vinícius.

 

Sobre a Rede Ebserh 

Desde dezembro de 2013, o HULW-UFPB integra a Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

 

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Famup defende volta do auxílio emergencial, mas não concorda que dinheiro seja retirado da educação

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) defendeu junto a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) a volta do pagamento do auxílio emergencial...

Sedurb intensifica fiscalização nas praias, praças, parques e mercados neste fim de semana

Para garantir o cumprimento das medidas de combate ao coronavírus, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) de João Pessoa intensifica a fiscalização nas praias,...

Governador João Azevêdo anuncia concurso com 1.400 vagas para a Polícia Civil

O governador João Azevêdo anunciou, nesta sexta-feira (26), a realização de concurso que vai ofertar 1.400 vagas para a Polícia Civil. O concurso visa...

Senadores Nilda e Veneziano garantem emendas de R$ 500 mil para instalação da Casa da Mulher Brasileira na PB

A Casa da Mulher Brasileira (CMB), um equipamento de atendimento humanizado que facilita o acesso a serviços especializados para garantir condições de enfrentamento à...