27.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baEm Santa Rita, Secretaria alerta sobre período de defeso do caranguejo-uçá; veja...

Em Santa Rita, Secretaria alerta sobre período de defeso do caranguejo-uçá; veja datas

A Secretaria de Meio Ambiente de Santa Rita (SEMMA) está lançando um alerta para moradores de comunidades ribeirinhas sobre o período de defeso do caranguejo-uçá. De 14 a 19 de janeiro, 29 de janeiro a 03 de fevereiro, 28 de fevereiro a 05 de março e de 29 de março a 03 de abril está proibida a captura, transporte, beneficiamento, industrialização e comercialização do animal na Paraíba e outros dez estados.

O município de Santa Rita integra a região litorânea e é banhado pelo estuário por cerca de 22 km, neste ambiente intermediário entre rio e mar, onde o animal se reproduz. A espécie serve como alimento ou fonte de subsistência para moradores de comunidades rurais como Bebelândia, Aterro, Livramento, Ribeira, Tambauzinho e Forte Velho; e de Várzea Nova, na zona urbana.

Segundo explica a secretária Andrea Santos, é fundamental respeitar o defeso para a preservação da espécie, uma vez que o caranguejo-uçá se reproduze exatamente nesses períodos. “Por isso, a captura e a comercialização são proibidas. É uma forma de garantir a proteção da espécie com a sua reprodução”, afirma.

Os períodos são anunciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Quem desrespeitar o defeso está sujeito a multa e outras penalidades.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas