29.1 C
João Pessoa
InícioEntretenimentoEm sessão presencial, abertura do Fest Aruanda traz retrospectiva de todas as...

Em sessão presencial, abertura do Fest Aruanda traz retrospectiva de todas as edições e homenagens especiais

Luz, câmera, ação. Com uma retrospectiva emocionante e registros únicos dos melhores momentos de todas as edições, começou nesta quinta-feira (10) o 15º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, o maior festival de cinema da Paraíba. Em sessão presencial e seguindo todos os protocolos de segurança, com capacidade reduzida de público, o evento reuniu cerca de 50 pessoas do meio cultural no Cinépolis Manaíra para celebrar a edição especial de 15 anos.

O diretor executivo do evento, Lúcio Vilar, iniciou a solenidade emocionado e grato em ter a oportunidade de realizar o festival em um ano difícil e atípico. “Apesar deste 2020 delicado que vivemos, estamos aqui vivos. Mesmo com este cenário de pandemia, é um momento de comemoração dos 15 anos do Fest Aruanda, pelos 60 anos do filme ‘Aruanda’ e 90 anos do seu criador Linduarte Noronha, se estivesse vivo”, celebrou.

Esteve presente na abertura o diretor presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Marcus Vinícius, que representou o governador da Paraíba, João Azevêdo. Ele afirmou que associar a Cagepa ao festival é um reconhecimento da empresa e do Governo do Estado pelo esforço e compromisso com a cultura. “Um povo sem cultura é um povo sem história. Gostaria de destacar a ousadia do paraibano e a resiliência de fazer um evento com maestria e competência, seguindo todos os protocolos de segurança, e ressaltar a importância deste momento de valorização da nossa cultura e da nossa terra”, comentou Marcus.

Um dos destaques desta edição é a parceria com a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de Portugal.  O projeto terá a oportunidade de aumentar e melhorar a circulação de objetos culturais entre Portugal e Brasil. Por vídeo, Felipe Roque do Valle, professor do Departamento de Cinema e Arte dos Média, enfatizou a participação dos trabalhos de alta qualidade dos seus alunos no festival. “Nós estamos muito gratos com esta parceria, que incentiva a produção de filmes e conecta os dois países em um só objetivo. São sete curtas-metragens de ficção que representam um trabalho brilhante ao longo de mais de uma década”, contou Felipe.

Homenagens especiais – Personalidades que fizeram história no cinema receberam um reconhecimento por toda contribuição. O jornalista, escritor e membro da Academia Paraibana de Letras Wills Leal (in memoriam) e o cineasta Linduarte Noronha, diretor do filme ‘Aruanda’, que deu nome ao festival, foram alguns dos homenageados da noite.

Outro homenageado foi José Maria Lopes, que esteve presente na cerimônia de abertura e recebeu o troféu Aruanda pela contribuição na defesa da preservação e memória audiovisual brasileira. Em vídeo, a gerente do acervo da Brasil de Comunicação, Maria Carnavalle, falou do privilégio que foi conhecer e fazer parte da vida de José Maria. “Ele é um homem com 50 anos dedicados a lutar pela preservação do audiovisual no Brasil, e isso é extremamente raro. Ele é um mestre completo, conjuga experiência profissional e generosidade em compartilhar conhecimento”, celebrou. A experiência, carinho e cuidado do profissional é de se admirar. A atriz e diretora Carla Camurati, também em vídeo, destacou o trabalho de preservação da memória do cinema feito pelo homenageado. “Conheci muitos diretores, muitos atores e produtores, mas poucos com a dedicação de José Maria. O cinema é muito grato pelo trabalho dele”, destacou a atriz.

Aruanda Play – Em uma edição totalmente inédita, com formato híbrido, o Fest Aruanda se reinventou e lançou uma plataforma exclusiva e gratuita, o Aruanda Play. O estudante de cinema e um dos desenvolvedores da plataforma, Maviael Ribeiro, deu detalhes da novidade. “Este ano foi um desafio de promover todo o evento e fazer com que tudo isso estivesse ao alcance do público. Por isso, criamos o Aruanda Play com a finalidade de transmitir toda a programação para o Brasil e o mundo”, destacou.

O sistema utilizado foi desenvolvido pela Amazon e oferece segurança, exibição de alta qualidade, além de reunir um banco de dados com material de todos os cineastas inscritos. Para ter acesso, basta acessar aruandaplay.festaruanda.com.br/ . Ao abrir a plataforma, há uma lista com todos os filmes das quatro sessões diárias, divididos por categorias.

É necessário realizar um breve cadastro para escolher o pacote. Em seguida, o filme deve ser adicionado no ‘carrinho’ para finalizar. As sessões diárias ficarão disponíveis das 12h às 23h59, com exceção dos filmes de abertura e encerramento, que estarão disponíveis das 22h às 12h do dia seguinte.

Programação – Nesta sexta-feira (11), o festival continua com a exibição de 14 filmes nas quatro sessões, diálogos audiovisuais e o painel Aruanda.

Confira a programação completa no site oficial do evento: https://www.festaruanda.com.br/

Realizado pela Bolandeira Arte & Mídia, o 15º Fest Aruanda conta com o patrocínio do Grupo Energisa, Fundação Cultural OJB, CAGEPA, Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. Copatrocínio do Armazém Paraíba e Rede Cinépolis. Apoio da TV Cabo Branco, TV Cultura, Governo da Paraíba, FUNESC, Rádio Tabajara, A União e EPC. Apoio Institucional da UFPB, CCHLA, DEMID, Prefeitura de João Pessoa e FUNJOPE. Além das parcerias com a Lusófona, Manaíra Shopping, Fórum Setorial do Audiovisual Paraibano, Janela7, Canal Brasil e TV UFPB, e assessoria de imprensa da Vivass Assessoria & Comunicação.

 

Serviço:

15º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro

Data: de 10 a 17 de dezembro

Inscrições: www.festaruanda.com.br

Local: Cinépolis (Manaíra Shopping)

Podcast: https://open.spotify.com/show/17ptpdngqnnU9I1KqicHPp?si=EbTm2vWDQ3WIRb2ySUtMFA

Instagram: @festaruanda

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas