29.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baInquérito Epidemiológico da SMS já foi realizado em cerca de dois mil...

Inquérito Epidemiológico da SMS já foi realizado em cerca de dois mil domicílios para monitoramento da Covid-19

Cerca de duas mil residências foram visitadas desde o início do monitoramento do Inquérito Epidemiológico por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa. Nesta primeira etapa do 4º ciclo, que ocorreu neste sábado (05), foram 460 casas visitadas, cada uma com a realização de um teste rápido por domicílio, realizado por amostragem. Além dos testes rápidos, foram realizados 80 exames sorológico RT-PCR/Swab.

No próximo dia 12, os técnicos da Vigilância Epidemiológica continuam o trabalho de busca ativa com a realização apenas dos exames RT-PCR, atendendo aos usuários que buscam as Unidades de Saúde da Família (USF) ou a Central de Orientação sobre a Covid-19, pelos números 3214-7938 ou 3218-7181.

“Decidimos dividir este ciclo em duas etapas com ampliação da realização dos exames RT-PCR/Swab, intensificando as buscas ativas de casos sintomáticos para que possamos avaliar a circulação viral do momento atual e, com base no diagnóstico e orientação das equipes, conter transmissibilidade do vírus”, explicou Daniel Batista de Araújo, gerente de Vigilância Epidemiológica da SMS.

O levantamento, feito por coleta de dados por amostragem, e as notificações com informações devem apontar a circulação viral e a soroprevalência de casos de Covid-19 na Capital. As atividades do inquérito e investigação epidemiológica acontecem a cada duas semanas, aos sábados, alcançando 64 bairros da cidade, com visitas domiciliares.

“Foram quase 2 mil residências visitadas, mais de 7 mil residentes passíveis de teste e monitoramento e 2 mil testes rápidos realizados. Ainda estamos contabilizando o total de swab coletados no período do inquérito. Desde o início da pandemia, a Vigilância Epidemiológica fez mais de 2500 coletas  por swab casa a casa, o que representa quase 13% das coletas realizadas em toda João Pessoa pelos serviços públicos de saúde”, completou Daniel Batista.

Dados epidemiológicos – Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, na rede municipal de saúde, já foram realizados 23.331 exames RT-PCR e 7.541 foram detectáveis, com a presença do RNA do vírus Covid-19. Do total de exames realizados, 18.456 são residentes de João Pessoa.

Na Capital, até o dia 4 de dezembro, dados da Vigilância Epidemiológica contabilizaram 35.012 casos confirmados para Covid-19 e 960 óbitos pela doença. O boletim epidemiológico pode ser acessado no Painel COVID-19, pelo link: https://experience.arcgis.com/experience/3be82460176d4046b0c827d4d65e81a4.

Atividade de campo – As visitas são realizadas em residências sorteadas por amostragem. O morador  responderá o questionário epidemiológico, por meio de entrevista, com a finalidade de obter informações sobre sua suscetibilidade, riscos de contaminação em ambiente profissional, contato prévio com indivíduos contaminados, entre outras informações técnicas e sociais.

Se sintomático e em tempo de coleta do exame SWAB, a equipe de apoio será imediatamente acionada. Caso no momento já tenha passado por sintomas e esteja assintomático será realizado teste sorológico para estudo da soroprevalência no município. Além do trabalho técnico e de pesquisa, os profissionais também orientam sobre os cuidados, forma de prevenção e que os sintomáticos de qualquer síndrome viral procurem um serviço de saúde de referência para que seja garantida a assistência e evitar o agravamento da doença.

Todos os profissionais envolvidos na ação utilizam crachás de identificação e portam um documento da Secretaria Municipal de Saúde explicando sobre o inquérito epidemiológico. Em casos de dúvidas ou para mais informações, a população pode também ligar para o número 3214-7938.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas