29.6 C
João Pessoa
InícioParaí­baPrefeitura da Capital realiza terceiro ciclo de pesquisas do inquérito epidemiológico da...

Prefeitura da Capital realiza terceiro ciclo de pesquisas do inquérito epidemiológico da Covid-19 neste sábado

Neste sábado (21), a Gerência Vigilância Epidemiológica (VIEP) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza o terceiro ciclo do inquérito e investigação epidemiológica na Capital pessoense. O levantamento, feito por coleta de dado por amostragem, onde os profissionais realizam o monitoramento e busca ativa de sintomáticos, que pode proporcionar informações sobre a soroprevalência de casos de Covid-19 em João Pessoa. As atividades acontecem das 8h às 17h, em 64 bairros da cidade, com visitas domiciliares.

“Pedimos a população receba nossos profissionais com intuito de garantir que a pesquisa seja realizada nos domicílios que já foram sorteados, considerando os critérios dos sorteios territoriais e a metodologia utilizada”, explicou Daniel Batista, gerente da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Ao todo, 45 equipes de profissionais de saúde estão realizando as visitas, que tiveram início no dia 24 de outubro e seguem quinzenalmente o monitoramento, com ciclos de visitas que acontecerão sempre aos sábados, nos próximos dias 21 de novembro e 5 de dezembro. Ao final de cada atuação de monitoramento das equipes, a Secretaria Municipal de Saúde elabora o relatório e divulga o boletim com a avaliação dos dados consolidados.

O levantamento, feito por coleta de dados por amostragem, e as notificações com informações devem apontar a circulação viral e a soroprevalência de casos de Covid-19 na Capital. As atividades do inquérito e investigação epidemiológica acontecem a cada duas semanas, aos sábados, alcançando 64 bairros da cidade, com visitas domiciliares.

Monitoramento – Ao todo, já foram visitados nos dois primeiros ciclos da pesquisa, 1.004 domicílios com a realização do monitoramento e busca ativa de sintomáticos de Covid-19. Destes, foram captados por busca ativa e por demanda espontânea 269 pessoas sintomáticas, 56 casos detectáveis e 26 aguardando o resultado do exame SWAB nasal, que é realizado com o cotonete.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de João Pessoa, até o dia 11 de novembro, foram realizados 23.331 exames SWAB e, 7.541 foi detectado a presença do novo Coronavírus (SARS-COV-2).

Atividade de Campo – As visitas são realizadas em residências sorteadas por amostragem. O residente responderá o questionário epidemiológico, por meio de entrevista, com a finalidade de obter informações sobre sua suscetibilidade, riscos de contaminação em ambiente profissional, contato prévio com indivíduos contaminados pelo Coronavírus, entre outras informações técnicas e sociais.

Se sintomático e, em tempo de coleta do exame SWAB, a equipe de apoio será imediatamente acionada. Caso, no momento, já tenha passado por sintomas, e esteja assintomático, será realizado teste sorológico para estudo da soroprevalência no município. Além do trabalho técnico e de pesquisa, os profissionais também orientam sobre os cuidados, forma de prevenção e que os sintomáticos de qualquer síndrome viral procurem um serviço de saúde de referência, para que seja garantida a assistência e evitar o agravamento da doença.

“As equipes estão sendo recebidas e realizando um teste rápido por residência. Quando há notificação de casos sintomáticos com até oito dias de sintomas, é acionada uma outra equipe que vai até a residência fazer a coleta para o exame SWAB. Nessa avaliação, já orientamos para que haja o isolamento, que é importante para evitar a transmissibilidade e a circulação viral da doença”, destacou Daniel Batista de Araújo, sanitarista e gerente da Vigilância Epidemiológica da SMS.

Profissionais identificados – Todos os profissionais envolvidos na ação utilizam crachás de identificação e portam um documento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa, explicando sobre o inquérito epidemiológico. Em casos de dúvidas, ou para mais informações, a população pode também ligar para o número (83) 3214-7938 e 3218-7181.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas