25.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baSolenidade marca entrega da Proposta Curricular do Ensino Médio ao Conselho de...

Solenidade marca entrega da Proposta Curricular do Ensino Médio ao Conselho de Educação

Com a finalização da Proposta Curricular do Ensino Médio da Paraíba – PCEM/PB, a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) realiza, no dia 19 de novembro, a solenidade de entrega do documento ao Conselho Estadual de Educação. O evento será virtual,  transmitido pelo canal do YouTube da SEECT, a partir das 14h.

O documento, elaborado pela Comissão de Implementação da Base Nacional Comum Curricular da Paraíba (ProBNCC), passou por várias etapas com o envolvimento da comunidade escolar e de especialistas, por meio de rodas de conversa, leituras críticas, seminários com escolas-piloto do Novo Ensino Médio. Ainda foram feitas escutas, por meio de formulários digitais realizadas com professores, alunos e gestores de todas as escolas da rede estadual, para entender a realidade e as necessidades de cada Gerência Regional de Ensino.

Também aconteceram duas consultas públicas digitais, entre os meses de julho e outubro, sobre os textos da Formação Geral Básica e dos Itinerários Formativos, nas quais professores e coordenadores pedagógicos puderam avaliar os documentos e sugerir alterações junto à Comissão de Implementação, que analisou e incorporou ao documento tais contribuições.

A partir de agora, o documento será analisado pelo Conselho Estadual de Educação da Paraíba.

A Nova Proposta Curricular do Ensino Médio pretende atender às necessidades e expectativas dos estudantes, fortalecendo seu interesse engajamento e protagonismo, visando garantir sua permanência e aprendizagem na escola.

Participarão da solenidade virtual: a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação da Paraíba (UNDIME-PB), Aguifaneide Lira; o secretário da SEECT, Cláudio Furtado; o presidente do Conselho Estadual de Educação, Luiz de Sousa; a gerente Executiva de Ensino Médio e Coordenadora do ProBNCC, Audiléia Gonçalo e o secretário Executivo de Gestão Pedagógica da SEECT, Gabriel Gomes.

Novo Ensino Médio – O Novo Ensino Médio deve oferecer diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, a partir dos itinerários formativos que terão foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. Com essas mudanças, é esperado que os jovens estejam mais preparados e estimulados a fazerem escolhas e possam tomar decisões a partir do protagonismo juvenil, que é a base de toda a estrutura do Novo Ensino Médio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas