25.8 C
João Pessoa
InícioPolíticaBanco de Leite Humano do Instituto Cândida Vargas precisa de doações para...

Banco de Leite Humano do Instituto Cândida Vargas precisa de doações para reforçar estoque no final do ano FacebookWhatsAppTwitterCompartilhar

O Banco de Leite Humano Zilda Arns, do Instituto Cândida Vargas, está precisando de doações para reforçar o estoque neste final do ano. No mês de setembro passado, foram coletados 107 litros de leite, totalizando 751 litros de leite doados desde janeiro de 2020. O Banco de Leite é mantido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A coordenadora, Daniela Maciel, considera o volume atual do leite doado favorável para o período, mas admite que quanto mais, melhor. “O estoque não pode cair, ele representa vida para os bebês prematuros”, alerta a profissional de saúde. Ela lembra que a distribuição de leite do Zilda Arns atende uma dinâmica contínua com critérios e protocolos instituídos pelo Ministério da Saúde.

“Um exemplo é que foram doados 107 litros e distribuídos em média de 80 litros no mês de setembro, sendo 40 para bebês prematuros de baixíssimo peso, internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e do Método Canguru, na própria maternidade”, acrescenta Daniela.

Daniela explica que normalmente nos dois primeiros meses do ano, janeiro e fevereiro, o estoque sofre uma baixa em consequência das férias e festas do final do ano. “Esse ano foi diferente por causa da pandemia do novo coronavírus. O número de doações ficou baixo até abril, mas conseguiu melhorar nos meses seguintes. Hoje, o estoque está positivo, mas isso é muito relevante, porque nós temos as festas do final de ano, quando as doações caem bastante. O importante é que o estoque esteja sempre no positivo para evitar que o banco fique sem leite”, destaca.

O Banco de Leite Humano Zilda Arns foi criado no ano de 2010 para dar suporte as mães, internadas na maternidade ou que pariram em outras instituições, públicas ou privadas, e estão com alguma dificuldade, que tenham queixas no período da amamentação, ou até mesmo durante a gestação. “Nosso trabalho é facilitar e incentivar o aleitamento materno até os seis meses de idade ou mesmo até os 2 anos ou mais”, diz a coordenadora.

Como doar – A mãe doadora deve estar saudável, sem nenhum processo gripal, doença infectocontagiosa nem ter tomado medicamento de uso contínuo, como psicotrópicos. As interessadas devem ligar no 3214-1390 ou contato via WhatsApp 98795-8192 e fazer o cadastro e/ou agendamento.

Para coletar o alimento, é preciso lavar as mãos com água e sabão, usar touca e máscara, então coleta o leite em um frasco esterilizado. O Banco Zilda Arns possibilita a doação em domicílio, realizada por uma técnica de enfermagem.

Rota Domiciliar – O Banco de Leite executa o serviço Rota Domiciliar, de grande importância para a coleta do leite humano e abastecimento do estoque. Ele é realizado com mães de qualquer lugar da cidade, que estejam amamentando, que além de amamentarem seus filhos, ainda têm leite excedente para doação. O serviço funciona de forma direta com as mães em suas próprias casas, mesmo neste período de pandemia.

A equipe, adotando todas as medidas de higiene e prevenção ao novo coronavírus, vai à casa da mãe, deixa o kit, que inclui o fraco de coleta, com as orientações necessárias para que ela possa retirar o leite. Depois que o frasco é totalmente cheio, a equipe é comunicada e vai buscar o leite coletado.

O Banco de leite ressalta que “a profissional que irá fazer a coleta utiliza todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a doadora recebe um kit com os recipientes de vidro e tampa de plástico esterilizados, máscara e gorro, para coletar o leite. Após a coleta, o vidro é higienizado com álcool a 70% e armazenado em uma caixa térmica”.

O leite doado, quando chega ao banco, recebe todo o processo de qualidade e avaliação para depois ser distribuído para os bebês prematuros, com critérios de distribuição solicitados pelo médico, nutricionista, dermatologista responsáveis pelo plantão. O leite tem que ter a caloria e acidez necessária para o bebê.

Para as mães internas, tem o posto de coleta dentro do hospital, onde ela recebe orientações a respeito do aleitamento e os cuidados necessários para que a amamentação seja um ato prazeroso, tanto para a mãe como para o bebê.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas