25.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baAção de Saúde e Cidadania já realizou 3,7 mil atendimentos e visitará...

Ação de Saúde e Cidadania já realizou 3,7 mil atendimentos e visitará mais cinco bairros neste sábado

A Ação de Saúde e Cidadania da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) já realizou aproximadamente 3,7 mil atendimentos, levando especialidades médicas às Unidades de Saúde da Família (USF) dos bairros da Capital. O objetivo da ação é aumentar a resolutividade na realização das consultas especializadas que estavam suspensas no período mais crítico de isolamento social ocasionado pela pandemia do Coronavírus.

Neste sábado (24), as atividades acontecerão das 8h às 12h na USF Integrada Saúde Para Todos (Oitizeiro), USF Unindo Vidas (Cristo Redentor), USF Quatro Estações (Mangabeira), USF Matinha II e Paulo Afonso (Jaguaribe) e USF Bessa (Bessa). Serão ofertados atendimentos de psiquiatria, geriatria, neurologia, ortopedia, ginecologia e reumatologia.

Desde a retomada da ação, no último sábado de agosto, já foram disponibilizados atendimentos, também, em outras especialidades como endocrinologia, gastroenterologia, pneumologia, cardiologia, otorrinolaringologia, mastologia, psicologia e nutrição. Também são realizados exames como ultrassonografia e eletrocardiograma, além atendimentos de Atenção Básica como testes rápidos, citológico, vacinação e consulta com clínico geral.

Os atendimentos para as especialidades acontecem a partir de um agendamento prévio dos usuários que já estavam inseridos no Sistema de Regulação. A cada ação, são ofertadas consultas especializadas de acordo com levantamento dos serviços mais solicitados pelos usuários dos bairros visitados.

Todos os sábados a partir de novembro – A ação têm acontecido a cada duas semanas em uma USF de cada um dos cinco Distritos Sanitários de João Pessoa, mas a partir de novembro, as atividades acontecerão todos os sábados. “Vamos ampliar ainda mais os atendimentos, passando a oferecer especialidades todos os sábados e, assim, dando mais celeridade a essas consultas que não puderam ser realizadas antes”, explicou Flávia Vasconcelos, gerente de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Saúde da Mulher – Durante a Ação de Saúde e Cidadania, estão sendo ofertados também serviços voltados à saúde da mulher, com encaminhamento para a realização de mamografia. Mensalmente, a Rede Municipal de Saúde oferta 3,5 mil exames deste tipo e, há três anos, foi ampliada, em João Pessoa, a faixa etária das mulheres que podem ter acesso aos exames de mamografia por rastreamento. A faixa passou de mulheres com 50 a 69 anos de idade, para mulheres de 40 a 74 anos.

Para ter acesso ao exame, a usuária deve se dirigir à sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência. No local, ela passará por avaliação do médico ou enfermeiro que, ao verificar a necessidade do exame, fará a requisição da mamografia e, por meio da USF, encaminhará para os serviços de referência conveniados à rede municipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas