31.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baCapacitação: Profissionais do Samu participam de treinamento de resgate aéreo

Capacitação: Profissionais do Samu participam de treinamento de resgate aéreo

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de João Pessoa iniciou, nesta segunda-feira (19), um treinamento voltado para o resgate aéreo, no Centro de Treinamento Esportivo do Valentina Figueiredo. Ao todo, 100 profissionais deverão participar da capacitação, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores de ambulância.

Com o treinamento, os profissionais ficam habilitados a atuarem junto ao Grupo Tático Aéreo (GTA) da Polícia Militar. “Como o Samu já atua em resgates com o GTA, o curso está funcionando como qualificação e nivelamento, servindo tanto para os profissionais que ainda não estão habilitados quanto para aqueles que já estão preparados para o resgate aéreo”, explicou Alysson Adriano Araújo, do Apoio Técnico Administrativo do Samu.

A capacitação está dividida em quatro turmas. As duas primeiras são formadas por médicos e enfermeiros e a primeira etapa da qualificação conta com trabalho aéreo, atividades físicas, trabalho em altura e fisiologia do voo. Já na segunda etapa, os profissionais serão capacitados sobre segurança da aeronave, segurança de abordagem da aeronave, embarque e desembarque de tripulação e paciente, e linguagem aeronáutica.

As duas últimas turmas do treinamento serão formadas pelos condutores de ambulância e os técnicos em enfermagem que atuam nas motolâncias do Samu. Eles serão capacitados sobre a segurança de cena de pouso e decolagem de aeronave. O treinamento será conduzido por equipe do GTA da Polícia Militar e instrutores do Samu.

“O Centro de Treinamento municipal é o local ideal para a qualificação dos profissionais, pois oferece espaço amplo e a infraestrutura compatível para o curso, contribuindo com toda a logística necessária para a execução das atividades”, destacou Alysson Adriano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas