24.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baAtenção Básica de João Pessoa já realizou mais de 600 mil atendimentos...

Atenção Básica de João Pessoa já realizou mais de 600 mil atendimentos durante pandemia da covid-19

A Atenção Básica da Secretaria de Sáude de João Pessoa, por meio das equipes de saúde da família, já realizou mais de 600 mil atendimentos desde o mês de março, quando foram iniciados os protocolos de prevenção à pandemia da covid-19, no município. Do total de atendimentos realizados, mais de 60 mil correspondem a pessoas com sintomas de síndromes gripais.

Durante todo este período, todas as unidades de saúde da família (USF) se mantiveram abertas, funcionando em conformidade com os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e respeitando o decreto municipal para o funcionamento dos serviços de saúde. Nas unidades, o fluxo interno foi reestruturado, seguindo o manejo clínico para covid-19 e garantindo a assistência, principalmente, para os grupos prioritários, como gestantes, diabéticos e hipertensos.

“O fluxo de atendimento foi modificado a fim de evitar a disseminação do coronavírus e, além disso, foi criado o serviço de telemedicina desde o início da pandemia para que os usuários não precisassem se deslocar para as unidades de saúde sem necessidade”, destacou Adalberto Fulgêncio, secretário municipal de Saúde.

As unidades de saúde da família são, também, os locais de referência para a realização dos testes rápidos para covid-19 na Capital. Ao todo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já realizou mais de 67,1 mil testes na população, desde o início da pandemia.

Brigada Sanitária – No período de 13 de julho até 4 de setembro, profissionais da Atenção Básica participaram da primeira etapa da Brigada Sanitária, ação que realizou o monitoramento e busca ativa em localidades do município com números elevados de casos de coronavírus e baixos índices de isolamento social.

Até o momento, a ação já passou por 13 bairros de João Pessoa, onde 31,8 mil residências foram visitadas e 55,5 mil pessoas foram abordadas. Dessas, 2,2 mil foram identificadas com sintomas de síndromes gripais e quase 300 foram encaminhadas para consultas em unidades de saúde da família.

Atenção Básica – A rede de Atenção Básica de João Pessoa possui, atualmente, uma cobertura de 86%, sendo uma das maiores da região Nordeste e contando com um total de 203 equipes de saúde da família, distribuídas em aproximadamente 100 unidades.

Nas unidades de saúde da família (USF) são oferecidos serviços básicos como vacinação e atendimento a casos de viroses, resfriados, febre, hipertensão e mal-estar em geral. Dentro de uma política de prevenção à saúde, em cada USF são realizadas consultas médicas, odontológicas e de enfermagem. Além do atendimento nas unidades, as equipes ainda realizam as visitas domiciliares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas