29.5 C
João Pessoa
InícioParaí­baCartaxo habilita Extremotec e fortalece entidade para desenvolvimento de parcerias com foco...

Cartaxo habilita Extremotec e fortalece entidade para desenvolvimento de parcerias com foco na tecnologia e cidade inteligente

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, assinou, na manhã desta sexta-feira (25), o decreto que qualifica o Polo Tecnológico Extremo Oriental das Américas (Extremotec) como organização social. A partir desta medida, todo o ecossistema de tecnologia da informação ganha mais força na busca por políticas públicas e parcerias que estimulem o desenvolvimento da Capital paraibana na área da tecnologia. Criado em 2017 pela atual gestão da Prefeitura Municipal (PMJP), o Extremotec contribui para o fomento de novos negócios que transformam João Pessoa em um polo de tecnologia que produz conhecimento e novos programas e serviços com soluções tecnológicas, modernas e inovadoras.

“Esse é um momento muito importante para darmos mais um passo nesta construção de uma cidade inteligente e moderna, conforme estamos implementando desde 2013. Com o Extremotec, nós fazemos de João Pessoa um polo de tecnologia da informação que vai ser fundamental para o desenvolvimento da cidade de forma sustentável, eficiente e inovadora. Agora que estamos assinando o decreto, ela poderá buscar novas parcerias, se desenvolver, buscar os talentos nas nossas universidades com parcerias com as instituições de ensino, além de estruturar novos projetos com a iniciativa privada, gerando mais emprego e renda na cidade”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

O Extremotec é uma entidade sem fins lucrativos agora habilitada para abrir filiais no Brasil e exterior e celebrar convênios, contratos e parcerias que fortaleçam o campo tecnológico de João Pessoa. Dentre as vantagens de sua habilitação estão a possibilidade de contribuir na concepção e gestão de mecanismos modernos de suporte à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e à formação de capital humano para gerir, desenvolver e operar produtos e serviços inovadores. Além disso, a organização vai colaborar na implantação de políticas públicas de desenvolvimento de ciência e tecnologia nos setores produtivos de tecnologia da informação, comunicações, eletroeletrônicos, energia e economia criativa.

“A habilitação do Extremotec como organização social implica em podermos dar o passo final que sacramentará a entidade como a gestora do ecossistema de inovação e tecnologia. Isso é um divisor de águas e o ganho para a sociedade a gente não consegue dimensionar. As próximas gerações é que vão, de fato, entender a dimensão e colher os frutos deste ato”, afirmou o presidente do Extremotec, Daniel Targino.

Sobre o Extremotec – Localizado em João Pessoa, abraçando o ponto mais oriental das Américas, o Farol do Cabo Branco, o Polo Extremo Oriental das Américas (Extremotec) é um parque tecnológico pensado para atender a vocação de mercado de João Pessoa, mas que possa ser ampliado para todo o Estado. A estrutura de funcionamento do Polo é oriunda de um modelo conhecido mundialmente por Hélice Tríplice, envolvendo governo, iniciativa privada e academia, presente em toda base de construção de iniciativas de inovação em todo o mundo.

O Polo Extremotec atua no setor de tecnologia da informação e fomenta a economia criativa, oferecendo um ambiente que incentive novos negócios para estimular o desenvolvimento de startups, atraindo indústrias e empresas da economia criativa. O Polo também atua no apoio a projetos de ensino, pesquisa e extensão com ênfase em ciência e tecnologia.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas