23.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baAgentes de trânsito contribuem para a segurança de pedestres, condutores e para...

Agentes de trânsito contribuem para a segurança de pedestres, condutores e para a organização da cidade

O dia 23 de setembro é marcado pela comemoração do Dia Nacional do Agente da Autoridade de Trânsito. A data presta uma homenagem a esses profissionais que trabalham diariamente auxiliando pedestres e motoristas, visando um trânsito mais humanizado. Mais do que fiscalizar infrações, o agente de trânsito é responsável por garantir uma cidade mais organizada e segura para os que nela vivem.

O papel do agente de trânsito não é só emitir notificações quando o condutor cometer uma infração, mas também organizar o tráfego de veículos para evitar acidentes e congestionamentos. Além disso, o profissional orienta os pedestres nas vias urbanas para um deslocamento seguro. “Os servidores da mobilidade são o elo entre o poder público e a sociedade nas mudanças efetivas no trânsito”, afirmou o superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Wallace Massini.

A sinalização de emergência e medidas de reorientação do trânsito em casos de acidentes, alagamentos e modificações temporárias da circulação também é função do agente de trânsito. Além disso, eles mantêm o controle operacional dos pontos de táxis e transporte público; dão suporte na realização de eventos que necessitem de ordenamento e trabalham em conjunto com demais órgãos da segurança viária e pública na realização de palestras e atividades educativas.

Os agentes são responsáveis em retirar qualquer elemento que prejudique a visibilidade ou possa gerar transtornos à sinalização viária, ou que venha obstruir ou interromper a livre circulação ou comprometer a segurança viária. “Muitas vezes veículos com problemas mecânicos são retirados com a ajuda do agente e pessoas com deficiência são ajudadas recebendo o apoio necessário na condução”, explicou o diretor de Operações, Sanderson Cesário.

Durante todos os dias do ano, nas primeiras horas do dia, equipes são distribuídas em pontos estratégicos da cidade e em locais de prática esportiva, tornando-se assim imprescindíveis para a segurança viária dos participantes.

No Terminal de Integração do Varadouro (TIV), existe uma cabine de apoio da Semob que orienta os usuários no deslocamento por meio transporte público, esses agentes trabalham em regime de escalas até a madrugada são as chamadas equipes do “Tetéu”.

Disk-Semob – 
A população pode utilizar os serviços do COTT ligando para o 3218-9420 ou pelo 9.8760-2134 (WhatsApp), por onde é possível enviar imagens que antecipem o caso e ajude na intervenção dos agentes.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas