26.1 C
João Pessoa
InícioPolíticaMajor Sidnei apresenta propostas de inclusão para pessoas com deficiência e quer...

Major Sidnei apresenta propostas de inclusão para pessoas com deficiência e quer implantar Centro de Reabilitação em Sapé

O candidato a prefeito de Sapé Major Sidnei (Podemos) destacou nesta segunda-feira (21), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, as suas proposta para assegurar mais qualidade de vida e inclusão para a população com deficiência. Para o Major, esta data reforça o convite para que cada indivíduo possa refletir sobre como pode ajudar para garantir que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados.

Entre as proposições do Plano de Governo do Major Sidnei estão: garantia da acessibilidade das pessoas com deficiência, promovendo a adaptação gradativa de calçadas e acessos a prédios públicos, o transporte especial e a capacitação de familiares para a reabilitação das pessoas com deficiência; o desenvolvimento de projeto para construção de um Centro de Tratamento, Recuperação e Reabilitação para deficientes auditivos, visuais, físicos, entre outros, no município; e o uso de transporte municipal para portadores de necessidades especiais.

Também são propostas do candidato a implementação do Programa de Reabilitação e Convivência para a pessoa com deficiência; a garantia do cumprimento da legislação voltada as pessoas com deficiência, pelo próprio poder público e pela iniciativa privada; e o desenvolvimento de parcerias e convênios com o poder público, entidades privadas e com o terceiro setor para potencializar trabalhos voltados as pessoas com deficiência.

De acordo com o Major, ainda faz parte do Plano o desenvolvimento de programa de estímulo ao trabalho voluntário de assistência às pessoas com deficiência; a garantia da prática esportiva para este público nas diversas modalidades, em programa de inclusão nas escolas municipais; além da potencialização de ações e campanhas educativas sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Dia Nacional – A data foi instituída em 14 de julho de 2005, pela Lei Nº 11.133 mas já era lembrada desde 1982 por iniciativa de movimentos sociais. Uma pessoa com deficiência é aquela que tem impedimentos de longo prazo sejam eles de natureza física, intelectual ou sensorial. De acordo com a lei Brasileira de Inclusão, esses impedimentos em interação com barreiras arquitetônicas e atitudinais, podem obstruir a participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com os demais cidadãos.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas