Postos itinerantes de vacinação antirrábica começam a funcionar a partir desta segunda-feira

Os postos itinerantes da Campanha de Vacinação Antirrábica, em João Pessoa, começam a funcionar a partir desta segunda-feira (14). Ao todo, serão disponibilizados aproximadamente 200 postos móveis durante a campanha, distribuídos pelos bairros da Capital e permanecendo dois dias em cada local, além de um posto fixo no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município, no bairro dos Bancários. Para conferir os locais e as datas dos postos itinerantes da semana de 14 a 18 de outubro, a população pode acessar o link: https://midi.as/antirrabica

A campanha teve início na última quarta-feira (9) e segue até o dia 17 de outubro, com a meta de imunizar 80 mil animais, sendo 60 mil caninos e 20 mil felinos, o que corresponde a cerca de 80% da população de cães e gatos da cidade. Nos três primeiros dias de mobilização, foram vacinados 735 animais, sendo 513 cães e 222 gatos.

De acordo com o gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Nilton Guedes, neste ano está sendo ampliada a quantidade de postos itinerantes como medida de prevenção à disseminação do coronavírus. “Estamos disponibilizando mais locais de vacinação, ao longo da campanha, para evitar a aglomeração de pessoas no mesmo lugar, por isso estamos visitando todos os bairros. Então, é importante que a população fique atenta ao calendário que será divulgado semanalmente”, destacou.

Na segunda (14) e terça-feira (15), haverá postos de imunização para cães e gatos no Alto do Mateus; Castelo Branco; Distrito Mecânico; Funcionários I; Ilha do Bispo; Jardim Planalto; Mangabeira; Oitizeiro; Paratibe; Planalto da Boa Esperança; Rangel; Vale das Palmeiras; Valentina Figueiredo e Varadouro. Já na quinta (17) e sexta-feira (18), os postos estarão no Altiplano, Cabo Branco, Cristo Redentor, Jaguaribe, Mangabeira VI, VII e VII; Miramar e Trincheira.

O horário de vacinação nos postos itinerantes é das 8h às 11h e das 13h às 16h, nos dias programados no calendário. Já o posto fixo no Centro de Controle de Zoonoses funciona de segunda a sexta-feira, também das 8h às 11h e das 13h às 16h. A equipe do CCZ entrará em contato com representantes de ONGs e protetores de animais para o agendamento da vacinação em domicílio. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com o CCZ por meio do telefone (83) 3214-3459.

Podem ser imunizados os caninos e felinos a partir dos três meses de vida, que não estiverem com problemas de saúde, o que será avaliado por profissionais no momento da vacinação. É importante que o cuidador leve o cartão de imunização do animal, mas aqueles que não possuírem o documento também poderão ser imunizados e receberão o comprovante.

Os cuidadores deverão tomar alguns cuidados quando forem levar seus animais para serem vacinados: usar máscaras, manter o distanciamento adequado nas filas, não levar crianças e evitar ir mais de uma pessoa por família para não gerar aglomeração no local de imunização.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.