26.5 C
João Pessoa
InícioParaí­baPostos itinerantes de vacinação antirrábica começam a funcionar a partir desta segunda-feira

Postos itinerantes de vacinação antirrábica começam a funcionar a partir desta segunda-feira

Os postos itinerantes da Campanha de Vacinação Antirrábica, em João Pessoa, começam a funcionar a partir desta segunda-feira (14). Ao todo, serão disponibilizados aproximadamente 200 postos móveis durante a campanha, distribuídos pelos bairros da Capital e permanecendo dois dias em cada local, além de um posto fixo no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município, no bairro dos Bancários. Para conferir os locais e as datas dos postos itinerantes da semana de 14 a 18 de outubro, a população pode acessar o link: https://midi.as/antirrabica

A campanha teve início na última quarta-feira (9) e segue até o dia 17 de outubro, com a meta de imunizar 80 mil animais, sendo 60 mil caninos e 20 mil felinos, o que corresponde a cerca de 80% da população de cães e gatos da cidade. Nos três primeiros dias de mobilização, foram vacinados 735 animais, sendo 513 cães e 222 gatos.

De acordo com o gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Nilton Guedes, neste ano está sendo ampliada a quantidade de postos itinerantes como medida de prevenção à disseminação do coronavírus. “Estamos disponibilizando mais locais de vacinação, ao longo da campanha, para evitar a aglomeração de pessoas no mesmo lugar, por isso estamos visitando todos os bairros. Então, é importante que a população fique atenta ao calendário que será divulgado semanalmente”, destacou.

Na segunda (14) e terça-feira (15), haverá postos de imunização para cães e gatos no Alto do Mateus; Castelo Branco; Distrito Mecânico; Funcionários I; Ilha do Bispo; Jardim Planalto; Mangabeira; Oitizeiro; Paratibe; Planalto da Boa Esperança; Rangel; Vale das Palmeiras; Valentina Figueiredo e Varadouro. Já na quinta (17) e sexta-feira (18), os postos estarão no Altiplano, Cabo Branco, Cristo Redentor, Jaguaribe, Mangabeira VI, VII e VII; Miramar e Trincheira.

O horário de vacinação nos postos itinerantes é das 8h às 11h e das 13h às 16h, nos dias programados no calendário. Já o posto fixo no Centro de Controle de Zoonoses funciona de segunda a sexta-feira, também das 8h às 11h e das 13h às 16h. A equipe do CCZ entrará em contato com representantes de ONGs e protetores de animais para o agendamento da vacinação em domicílio. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com o CCZ por meio do telefone (83) 3214-3459.

Podem ser imunizados os caninos e felinos a partir dos três meses de vida, que não estiverem com problemas de saúde, o que será avaliado por profissionais no momento da vacinação. É importante que o cuidador leve o cartão de imunização do animal, mas aqueles que não possuírem o documento também poderão ser imunizados e receberão o comprovante.

Os cuidadores deverão tomar alguns cuidados quando forem levar seus animais para serem vacinados: usar máscaras, manter o distanciamento adequado nas filas, não levar crianças e evitar ir mais de uma pessoa por família para não gerar aglomeração no local de imunização.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas