26.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baEm João Pessoa, SMS realizou Ação de Saúde e Cidadania e atendeu...

Em João Pessoa, SMS realizou Ação de Saúde e Cidadania e atendeu 1.500 pessoas neste sábado

Com intuito de garantir a assistência e a continuidade do cuidado multiprofissional, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, neste sábado (12), Ações de Saúde e Cidadania que atenderam cerca de 1,5 mil pessoas. Os atendimentos de consultas e exames especializados aconteceram nos cinco Distritos Sanitários da Capital.

Neste sábado, as ações aconteceram na Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Clara, no bairro Castelo Branco, USF Jardim Saúde, no bairro Jardim Veneza, USF Integrando Vidas, no bairro João Paulo II, USF Integrada José Américo e USF Viver Bem, localizada no bairro Treze de Maio.

“Nessas ações, podemos levar para as Unidades de Saúde da Família, além do atendimento e consultas básicas, serviços especializados, a exemplo de ginecologia, proctologia e dermatologia”, destacou a gerente de Atenção Básica, Flávia de Morais. Ela enfatizou ainda que as ações promoveram orientações e assistência em alusão ao Setembro Amarelo. “Realizamos atendimentos e encaminhamentos aos cuidados para psicologia e psiquiatria e, quando necessário, direcionando os usuários para atendimentos com as equipes multiprofissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps)”, completou a gestora.

Com a estabilização dos casos de Covid-19 e avanço do Plano Estratégico de Flexibilização das atividades, a Ação de Saúde e Cidadania tem o objetivo garantir o atendimento especializado que precisaram ser suspensos em março, em decorrência da pandemia do coronavírus.

Por fazer parte do grupo de risco, a dona de casa Janiele Ferreira precisava de uma consulta com um psiquiatra e estava receosa de ir aos serviços de saúde se consultar. “Desde abril eu precisava dessa avaliação clínica, mas estava com medo de sair de casa devido a pandemia do novo coronavírus. Aproveitei que com essa ação, a consulta foi marcada para mais perto da minha casa e com o médico que já me atendia na Policlínica”, disse a usuária.

“Temos acompanhando a assistência aos usuários nos serviços de saúde e, junto às equipes de saúde da família, fizemos um levantamento das principais necessidades clínicas e desta forma, estamos fazendo os agendamentos para as consultas especializadas dentro do próprio território”, completou Flávia de Morais.

As Ações de Saúde contemplam consultas com especialistas da área de ginecologia, psiquiatra, cardiologia, endocrinologia adulto e infantil; reumatologia, mastologia, proctologia, otorrinolaringologia e dermatologia. Os usuários também têm acesso à assistência complementar, como aferição de temperatura, oximetria de pulso e pressão arterial, teste rápido para hepatites virais, HIV e sífilis, coleta de citopatológico de colo de útero, vacinação.

Todos os atendimentos são feitos a partir do agendamento prévio que foi feito de usuários, que já estavam inseridos no Sistema de Regulação.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas