25.8 C
João Pessoa
InícioParaí­baEm João Pessoa, cerca de 270 cães e gatos foram imunizados no...

Em João Pessoa, cerca de 270 cães e gatos foram imunizados no primeiro dia da Campanha de Vacinação Antirrábica

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa imunizou 269 animais no primeiro dia da Campanha de Vacinação Antirrábica, sendo 188 cães e 81 gatos. A meta é vacinar 80 mil animais (60 mil caninos e 20 mil felinos), o que corresponde a aproximadamente 80% da população de cães e gatos no município. A campanha, que teve início nesta quarta-feira (9), segue até o dia 17 de outubro.

Inicialmente, a imunização contra a raiva animal está acontecendo apenas no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado no bairro dos Bancários. Mas, a partir da próxima segunda-feira (14) começarão a funcionar postos itinerantes nos bairros da Capital. O posto fixo no CCZ funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

O gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses da SMS, Nilton Guedes destacou a importância da vacinação antirrábica. “Estamos com estrutura montada e equipes preparadas para aplicar a vacina, lembrando que imunizando seus animais as pessoas também estão se protegendo contra raiva, já que os cães e gatos têm contato direto com seus cuidadores”, ressaltou.

Podem ser imunizados os caninos e felinos a partir dos três meses de vida, que não estiverem com problemas de saúde, o que será avaliado por profissionais no momento da vacinação. É importante que o cuidador leve o cartão de imunização do animal, mas aqueles que não possuírem o documento também poderão ser imunizados e receberão o comprovante. Cães e gatos devem ser vacinados anualmente.

Os cuidadores também deverão tomar alguns cuidados quando forem levar seus animais para se vacinarem: usar máscaras, manter o distanciamento adequado nas filas, não levar crianças e evitar ir mais de uma pessoa por família para não gerar aglomeração no local de imunização e evitar a disseminação do coronavírus.

A equipe do CCZ entrará em contato com representantes de ONGs e protetores de animais para o agendamento da vacinação em domicílio. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses por meio do telefone (83) 3214-3459.

Postos itinerantes – Este ano serão disponibilizados aproximadamente 200 postos itinerantes, distribuídos pelos bairros da cidade. Cada posto funcionará durante dois dias em determinado local, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Os locais serão divulgados semanalmente.

Raiva animal – A raiva animal é uma doença causada por um vírus. Ela ataca diversos animais e também o homem. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas. O animal raivoso apresenta mudança de comportamento, para de comer, esconde-se em locais mais escuros, tenta beber água sem conseguir engolir, procura fugir de onde está preso e morde tudo o que vê pela frente (objetos, animais e pessoas).

Artigo anterior
Próximo artigo
LEO BEZERRA, A BOLA DA VEZ! – A convenção partidária do Cidadania e do Progressistas está marcada para para ser realizada em conjunto na próxima quarta-feira (16), e, certamente, será nesse dia que será apresentado o nome do vice de Cícero Lucena. Embora o presidente do Cidadania, vereador Bruno Farias, esteja fazendo uma campanha para ser o indicado, o nome do outro vereador, Leo Bezerra, ganhou força para ser o escolhido pelo governador João Azevêdo e compor a chapa com Cícero. Lembremos que Leo foi o primeiro a defender, antes mesmo de Cícero decidir se retornaria ou não à vida política, seu nome para disputar à Prefeitura de João Pessoa e, também, se colocou à disposição para ser o seu vice. Leo ainda apresentou na CMJP, um projeto da época em que Cícero foi prefeito da Capital, onde a prefeitura era responsável por entrega de medicamentos nas residências. E não custa ligar uma coisa a outra, o deputado estadual Hervázio Bezerra, que está como Secretário de Esportes da Paraíba, está usando suas redes sociais para lembrar momentos de campanhas ao lado de Cícero; Hervázio que foi Secretário de Saúde de João Pessoa, na gestão do “caboclinho”. Por fim, podemos lembrar que Hervázio desejava voltar à Assembleia e por conjunturas políticas, para ajudar o governador João Azevêdo, aceitou permanecer na pasta. Já Leo Bezerra foi o vereador de João Pessoa mais bem votado na última eleição e é um parlamentar bastante assíduo nos debates da Casa e tem um carisma muito grande junto dos pessoenses. #LEOBEZERRAVICE #CICEROELEOBEZERRA #PREFEITOEVICEDEJOÃOPESSOA
Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas