27.3 C
João Pessoa
InícioParaí­baCovid-19: Secretaria Municipal de Saúde alerta para que população continue com medidas...

Covid-19: Secretaria Municipal de Saúde alerta para que população continue com medidas preventivas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), alerta para o risco de reinfecção da Covid-19 e para que medidas de segurança continuem sendo mantidas por todos. A recomendação dos profissionais de saúde é que mesmo as pessoas que já contraíram o vírus mantenham o uso de máscaras faciais, distanciamento social e higienização das mãos.

De acordo com Daniel Batista, diretor da Vigilância Epidemiológica da SMS, não há relato de pessoas reinfectadas pelo vírus na Capital, na Paraíba ou documentada pela Vigilância Epidemiológica no Nordeste. Contudo, é sabido que, apesar de pequeno, há risco de reinfecção, quatro ou cinco meses depois para naqueles que já foram infectados pela primeira vez.

“Como nossos primeiros casos foram em março, até agora não identificamos nenhum caso desse tipo. Se esta condição de reinfecção se confirmar, o profissional que identificá-lo nas Unidades de Saúde informará à Vigilância Epidemiológica do Município”, destacou Daniel Batista.

O diretor acrescenta ainda que, por enquanto, a ciência não sabe muito sobre a capacidade de os humanos desenvolverem imunidade contra o novo coronavírus e quanto tempo demoraria essa proteção. Por isso, todos os cuidados com higienização, distanciamento social e uso de máscaras devem ser mantidos. Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a taxa de ocupação de leitos de UTI é de 29% na Região Metropolitana.

OMS – A Organização Mundial de Saúde afirma que não há evidência que pacientes recuperados de infecções causadas pelo novo coronavírus são imunes à reinfecção. A instituição publicou orientações das medidas para a próxima fase da resposta ao COVID-19. Segundo o alerta, atualmente, não há evidências de que as pessoas que se recuperaram do COVID-19 e tenham anticorpos estejam protegidas contra uma segunda infecção.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas